Do Wireless Mundi
05/11/2013 – Os interessados em participar do Concurso Nacional de Dados Abertos devem enviar a sua solução até o dia 17 de novembro. Os dados a serem utilizados no prêmio já estão disponíveis no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br). São eles: equipamentos públicos, balanços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Transferências Voluntárias da União e a estrutura organizacional do Poder Executivo Federal. A cerimônia de premiação será realizada durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, no dia 21 de novembro, em Brasília.
Um dos objetivos do concurso é estimular o desenvolvimento de ferramentas e visualizações baseadas em dados abertos, inclusive as que utilizem como fonte mais de uma base de dados. O concurso permitirá e premiará soluções em duas modalidades: desenvolvimento de soluções de software interativo, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis; e desenvolvimento de infográficos baseadas na utilização de dados abertos, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis.
Prêmios
A avaliação dos aplicativos e infográficos será efetuada por Comissão Avaliadora. Esta será composta por representantes das entidades organizadoras e de instituições parceiras, conforme os seguintes critérios: foco em serviço ao cidadão, impacto na sociedade, criatividade da solução, poder de análise, facilidade de uso, simplicidade da linguagem de comunicação, aderência aos padrões do W3C e cruzamento de dados de origens diferentes. Os três primeiros colocados serão premiados no concurso com ultrabooks, celulares e mochilas. Podem participar do prêmio, brasileiros com mais de 18 anos que residam no país.
O concurso é promovido pelo Ministério do Planejamento em parceria com o Escritório Brasileiro do W3C Brasil e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), da Associação Software Livre, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).