Plataforma colaborativa mostra mapa da cultura

05/08 - Desenvolvida em parceria com o Instituto TIM, a ferramenta reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais da capital paulista.

Miriam Aquino

05/08/2014 – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participaram ontem do lançamento do SP Cultura, uma plataforma digital de mapeamento colaborativo e de gestão cultural da cidade. Segundo o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, a plataforma vai auxiliar o processo de qualificação da gestão cultural: “Vamos conseguir qualificar as políticas públicas e gerir os indicadores culturais da cidade”, firmou.

Haddad, que foi interpelado por movimentos culturais da periferia, assegurou que os pontos de cultura voltarão para a gestão da Secretaria de Cultura (hoje são administrados pelas subprefeituras), e que esta iniciativa será concluída ainda este ano. O prefeito prometeu que até o final de sua gestão a cultura terá 2% do orçamento municipal.

O presidente do Instituto TIM, Manoel Horário, ressaltou que a o instituto, que completa um ano de existência, foi criado com a missão de desenvolver ciência e tecnologia e inovação para o desenvolvimento humano do Brasil. A ministra Marta anunciou o lançamento de bolsas de estudo de três meses para artistas brasileiros. As inscrições já estão abertas no site do MinC.

A nova plataforma reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público e ao cidadão uma radiografia das iniciativas culturais da cidade. É toda feita em software livre, com mapas abertos e pode ser alimentada por todas as pessoas. Já está sendo usada também por outras prefeituras brasileiras, como as de Sobral, Campinas, Santos e João Pessoa.

Em São Paulo, a plataforma pode ser acessada no link: http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br