Boingo diz que não entregou dados de usuários a agência canadense

04/02 - Documentos vazados por Snowden indicam que agência canadense rastreou, por todo o território, pessoas que utilizaram o WiFi da Boingo.

Do Tele.Síntese

04/02/2014 – A Boingo, empresa de WiFi que venceu a concorrência para instalar a infraestrutura e gerenciar a rede sem fio do aeroporto de Guarulhos (SP), frisou, conforme postagem no Blog da empresa no dia 31, que não entregou dados de usuários de sua rede no Canadá. A empresa está envolvida em mais um dos escândalo de espionagem que veio à tona a partir de documentos vazados pelo ex-funcionário contratado pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden.

“De acordo com nossos registros, a Boingo Wireless nunca recebeu ou respondeu a qualquer solicitação de informação pelas autoridades canadenses”, escreveu a empresa para complementar: “da mesma forma, até o nosso conhecimento, não provimos nenhuma informação de nenhum de nossos usuários para o governo canadense, agente da lei ou agência de inteligência”.

Na semana passada, a CBC, emissora pública de comunicações do Canadá, informou que teve acesso a documentos secretos vazados por Snowden que revelam: a Communications Security Establishment Canada (CSEC), agência de espionagem eletrônica canadense, utilizou informações obtidas por meio do serviço de acesso gratuito à internet no principal aeroporto do país, gerenciado pela Boingo, para espionar pessoas. De acordo com a CBC, o sistema permite acompanhar o tráfego de dados dos passageiros que acessaram a rede livre, inclusive por vários dias depois que eles saem do terminal, mas nao chegam a identificar o conteúdo de ligações e e-mails.

A reportagem da CBC informa que não há explicações sobre como a CSEC obteve acesso aos dados dos dispositivos de usuários que passaram pelo aeroporto durante duas semanas. “Há indicações, porém de que foi provida voluntariamente por uma “fonte especial”. (Da redação)