Prefeitura de Porto Velho vai oferecer internet de graça a quem pagar em dia o IPTU

Além de ter o imposto em dia, os moradores de Porto Velho precisarão se cadastrar na prefeitura e comprar uma antena receptora. O serviço começa em 2011.

26/10/2010

O contribuinte de Porto Velho que estiver em dia com o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ter internet via rádio (sem fio) gratuito, a partir do próximo ano, pelo projeto Cidade Digital. De acordo com o secretário municipal de Administração, Joelcimar Sampaio, os primeiros beneficiados estarão desfrutando da internet grátis em sua casa a partir de fevereiro de 2011.

Uma rede de fibra óptica de 33 quilômetros está sendo instalada pela prefeitura, com os cabos passando por várias regiões da cidade. A rede contará, ainda, com quatro torres de transmissão e 10 postes de retransmissão, para propagar o sinal da internet para toda área urbana de Porto Velho, quando o projeto estiver concluído.

A primeira torre será instalada em uma área próxima à maternidade municipal. A área de cobertura inicial será um raio de dois quilômetros e meio em torno dessa torre e os moradores que estiverem nesta área serão os primeiros a receber o sinal. O Centro de Processamento de Dados (CPD) da secretaria será transformado em um data center e nele ficará o controle central do sistema. Na prática, o CPD passará a funcionar como se fosse um provedor e os técnicos da Semad poderão fazer monitoramento de tudo o que for acessado pelo internauta na rede mundial. Podem até bloquear o acesso aos sites indesejados, como os pornográficos, de pedofilia ou de apologia ao crime.

A Secretaria Municipal de Administração contratou um link de 20 MB (magabytes) para distribuir para a população, na 2,4 GHZ (gigahetz) e velocidade de 512 Kbps. “Temos uma cidade praticamente plana, o que nos favorece. Se a cidade fosse muito acidentada ao invés de apenas quatro, teríamos que instalar mais torres”, explica o secretário Joelcimar Sampaio.

Sampaio adianta que um dos critérios para que os contribuintes possam receber internet em casa de graça é a quitação regular do IPTU. O outro é se cadastrar na prefeitura. Ele salienta que poderá haver outros critérios. “As questões de como será dado o acesso e os equipamentos que serão adquiridos para a conclusão da instalação da rede ainda estão sedo analisadas”, informou o secretário. A única despesa do contribuinte será de R$ 150 a R$ 200, para adquirir uma antena a fim de captar o sinal..

A implantação do Cidade Digital está programada para acontecer em três fases distintas. A primeira é a interconexão das unidades que compõe o Executivo Municipal, ou seja, todas as secretarias, escolas municipais, unidades básicas de saúde, entre outras. A segunda é oferecer o sinal de internet aos primeiros usuários (bairro Embratel) e por último a instalação das demais torres, uma na zona Sul, próximo a escola Joaquim Vicente Rondon e a outra próxima da secretaria municipal de Obras (Semob). (Informações da assessoria de imprensa da prefeitura)

{jcomments on}