Prêmio ARede 2008 – Categoria Fundação e Instituto Empresarial – Jovens em ação

Estudantes e professores se engajam em um desafio pedagógico que usa tecnologia para o desenvolvimento humano

Estudantes e professores se engajam em um desafio pedagógico que usa tecnologia para o desenvolvimento humano

Envolver estudantes e professores em projetos que ajudem a mudar a realidade social e ambiental de suas escolas, comunidades, bairros, cidades ou até do país, com foco nas questões propostas pelos oito Objetivos do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (Veja o quadro na página 29). Essa é a proposta da Gincana do Milênio Sapiens Circus, uma ação educativa elaborada pela Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e pelo Instituto Sapientia, do estado de Santa Catarina. Vencedora do Prêmio ARede 2008 na categoria Terceiro Setor – Fundação e Instituto Empresarial, a gincana consiste em um desafio pedagógico do qual já participaram diretamente 3,1 mil alunos  do ensino médio, desde 2006.

As atividades acontecem em ambientes interativos como o Sapiens Circus, um circo de lona onde a comunidade escolar é recebida para conhecer o projeto ou para formar suas equipes. Há também o site do projeto, onde estão disponíveis recursos de apoio a cada passo do trabalho, jogos e ambientes virtuais de aprendizagem (www.gincanadomilenio.com.br). Ao final do processo, os participantes terão criado um “empreendimento social” e um plano para viabilizá-lo, dentro de um dos ODMs. Um dos méritos do projeto é a preparação para a atuação social. Ao superar cada etapa — diagnóstico da realidade, identificação de desafios a serem superados, mapeamento do público beneficiado, estabelecimento de meta, busca de parcerias, desenvolvimento de estratégias para assegurar a continuidade do projeto —, os alunos apreendem uma metodologia de trabalho que pode ser aplicada a outras iniciativas, ao longo de suas vidas.

O uso das tecnologias da informação torna o processo atraente e, ao mesmo tempo, capacita alunos e professores no uso dessas ferramentas, explica Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação Certi, instituição de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, com foco em produtos e serviços do segmento de tecnologia da informação.

No planejamento estratégico para a década de 2000, a Certi decidiu, além de auxiliar a solução de problemas da realidade brasileira, desenvolver produtos da “economia da experiência”. Schneider explica o que é isso: “Estamos cercados de coisas que, além de sua função básica, oferecem a possibilidade adicional de aprendizado e entretenimento, ou seja, uma experiência a seus usuários”. Celulares que fotografam e tocam músicas são um exemplo. A idéia de oferecer uma experiência de aprendizado foi a base do Sapiens Circus, que integra elementos de cinema, teatro e gincana em um ambiente totalmente automatizado (telões de alta resolução, projetores, sistemas de iluminação e som com alta potência, mesas interativas para jogos em grupo).

Maior alcance

Essa parnafernália interativa e digital permite aos visitantes do circo interferir no espetáculo. “Quando o circo começou a operar, percebemos o enorme impacto que causava nas crianças, mas também notamos que era fisicamente limitado. Só podiam passar pelo local 50 pessoas a cada hora”, conta. A Gincana do Milênio foi criada para ampliar o alcance do circo, com o uso da internet. Além de possibilitar a participação por meio da rede, a competição dura seis meses, em etapas que vão desde a mobilização de patrocinadores e dos participantes do processo educacional (secretarias, professores, pais e alunos) até a implementação, nas comunidades, dos planos de ação.

Nesses planos de ação está, à parte toda a tecnologia envolvida, a contribuição mais interessante da Gincana do Milênio, que conta com recursos da iniciativa privada por meio da Lei Rouanet. As idéias dos alunos são simples, engenhosas e canalizam recursos existentes em seu entorno para a solução dos problemas percebidos por eles. A equipe Interligadas, da Escola de Educação Básica (E.E.B.) Monsenhor Bernardo Peters, decidiu investigar o ensino da matemática para propor métodos mais divertidos de lecionar e de aprender essa disciplina, na qual muitos alunos têm dificuldade. A equipe New Losts, da E.E.B. Gama Rosa, em São Pedro do Alcântara, decidiu reciclar materiais aproveitáveis e economizar energia elétrica utilizando garrafas PET e caixas de leite longa vida para fabricar um aquecedor solar para a água da creche municipal. As duas escolas ficam em Santa Catarina.

Contando com a audiência que compareceu ao Sapiens Circus, a gincana já teve 9.785 participantes, de 33 municípios e 83 escolas da rede pública. Já receberam ou estão em via de receber financiamento 117 projetos sociais. Ao final de cada gincana — desde 2006, foram realizadas quatro na Grande Florianópolis, na região de Tubarão (SC) e em Belo Horizonte (MG) — são premiados os 35 melhores projetos, com um “financiamento-semente” de até R$ 500,00, além de outros prêmios. As equipes devem, ao final, elaborar um relatório de prestação de contas e apresentar as notas fiscais ou recibos das despesas, e tanto o orçamento dos gastos quanto o relatório fazem parte da proposta de ensinar a gerir um projeto e administrá-lo financeiramente.

Além da participação dos alunos, a gincana oferece um Curso de Formação de Professores em Sustentabilidade e Empreendedorismo Social, Mediado por Novas Tecnologias. Na edição 2007/2008, em Tubarão e região, participaram do curso cem professores, com atividades online, presenciais e de orientação das equipes.

Compromisso universal

Os ODM, estabelecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para um compromisso universal pela erradicação da pobreza e pela garantia da sustentabilidade do planeta, são:
1. acabar com a fome a a miséria; 2. proporcionar educação básica de qualidade para todos; 3. estabelecer a igualdade entre sexos e valorizar a mulher; 4. reduzir a mortalidade infantil; 5. melhorar a saúde das gestantes; 6. combater a Aids, a malária e outras doenças; 7. gerar qualidade de vida e respeito ao ambiente; 8. engajar todos no trabalho pelo desenvolvimento.