Prêmio ARede 2009 – Educação | UCA Piraí

Um computador por aluno – mesmo.

O UCA vira realidade em Piraí – menos pelo computador e mais pelo trabalho com docentes, alunos, gestores e famílias.

VERA FRANCO

ARede nº53 novembro 2009 – A idéia de dar um notebook a cada aluno da cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, derivou do sucesso de um projeto-piloto patrocinado pelo governo federal, dentro do programa Um Computador por Aluno (UCA), que pretende equipar 300 escolas brasileiras, à média de dez por estado. Na época em que o piloto foi iniciado, o Índice Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) da escola selecionada em Piraí chegara a 2,6. Dois anos depois, subiu para 4,2 – bem acima da meta de 2,7, projetada para 2007, e no mesmo patamar do índice estimado para 2015. Em 2008, a escola também alcançou um dos menores índices de evasão escolar (0,06%) e uma taxa de aprovação de 89,9%. Além disso, o Centro  Integrado de Educação Pública (CIEP) Professora Rosa da Conceição Guedes, no bairro rural de Arrozal, a 15 quilometros do centro de Piraí, já formou  um grupo de 30 alunos-instrutores, que estão levando o projeto para as outras 20 escolas da rede municipal.

“Os índices foram atingidos graças ao trabalho de sensibilização realizado com docentes, alunos, gestores e a própria família”, explica Maria Helena Cautiero Horta Jardim, coordenadora pedagógica do UCA Piraí. “Repensamos o projeto  político-pedagógico, revisamos o plano curricular e desenvolvemos um planejamento estratégico em parceria com os responsáveis pelo programa – alunos envolvidos em seus processos de construção do conhecimento, alunos-tutores e docentes submetidos a constantes treinamentos.”

Avaliação qualitativa
Maria Helena lembra que o tempo de duração das aulas nas escolas municipais aumentou de uma para no mínimo duas horas. O projeto de aprendizagem passou a ter caráter interdisciplinar. Todos os 500 docentes vão protagonizar a construção de um processo de ensino-aprendizagem, enfrentando desafios para os quais ainda não existem fórmulas prontas. Ao contrário, as soluções terão que ser encontradas por eles próprios, de forma colaborativa.

“Nossa conquista não é medida apenas pelos resultados quantitativos alcançados, como o aumento do Ideb, a redução da evasão escolar e o aumento do índice de aprovação dos alunos, mas pela avaliação qualitativa e pela apropriação da inovação na forma de pensar o conhecimento na comunidade escolar”, pondera Maria Helena. As  tecnologias da informação e da comunicação (TICs), diz ela, exercem um papel importante na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, não só como ferramenta que ajuda a repensar o papel das escolas, mas como uma nova linguagem.

O projeto UCA Piraí do governo municipal integra-se a um programa mais amplo, o Piraí Digital, que visa à democratização do acesso aos meios de informação e comunicação. O projeto municipal de cidade digital começou como um programa abrangente de desenvolvimento do município e de inclusão social da população. Foi um longo processo, que teve início nos anos 90, quando a Light foi privatizada e milhares de pessoas foram demitidas na cidade. Em 2001, o Programa de Desenvolvimento Local de Piraí recebeu o Premio Gestão Pública e Cidadania e, em 2004, foi criada a infraestrutura física do projeto: um SHSW (sistema híbrido com suporte sem-fio) com 17 torres e rede de cabo, fibra óptica e PLC (rede elétrica), cobrindo os 520 quilometros quadrados do município. O portal .gov da cidade possibilitou sistemas de tributação online, ouvidoria, intranet na prefeitura e uso de comunicação por VoIP, entre outros serviços públicos. Hoje, o acesso à internet gratuita é feito por meio de 12 quiosques localizados em postos de saúde, praças e na rodoviária, além de quatro telecentros e os laboratórios de informática das escolas municipais.

BANDA LARGA
Foi por causa do Piraí Digital que a cidade foi escolhida pelo governo federal – ao lado de Brasília, São Paulo, Palmas e Porto Alegre – para os cinco pilotos do UCA. Assim, em setembro de 2007, a cidade recebeu a doação de 400 Classmates, o notebook desenvolvido pela Intel especificamente para uso em sala de aula. O número de computadores determinou a escolha da escola: o Ciep de Arrozal tinha 589 alunos à época.

Até o final do ano, Piraí terá seu link de conexão em banda larga ampliado de 10 Mb para 30 Mb, dos quais 19 Mb serão destinados às 21 escolas municipais vinculadas ao projeto UCA Piraí. O link é  fornecido pela Rede Rio, o backbone do governo do estado do Rio de Janeiro, que aplicou R$ 4 milhões na compra dos equipamentos, fabricados pela Positivo. Cada Classmate custou por volta de R$ 700,00. Coube à prefeitura de Piraí a contrapartida de 20% para remodelação das instalações (infraestrutura de comunicação, armários para guardar os notebooks etc.).

Os recursos financeiros vieram do governo do estado (equipamentos, Projeto Piraí Digital, fornecimento do link por meio da Rede Rio), dos ministérios de Ciência e Tecnologia (laboratórios das escolas) e das Comunicações (antenas Gesac, expansão das redes), da Comunidade Econômica Européia e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A assessoria pedagógica do projeto e a capacitação dos professores está a cargo das universidades Federal Fluminense e Federal do Rio de Janeiro. O Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) vai produzir o material didático e abrigar as formações nos pólos de aprendizagem. Outros parceiros, como o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), a Fundação Sequoia, o Instituto Cultural Cravo Albin e as empresas Cisco, Intel, Metasys, Smart e P3D contribuem com conteúdos, treinamentos e produtos de software e hardware.

http://www.pirai.rj.gov.br/