Prêmio ARede 2014 – Setor Privado | Capacitação e formação
Todos podem aprender
Cursos gratuitos, palestras, programas de rádio e tv, sites de conteúdos. um projeto que usa diferentes ações e mídias dissemina o conhecimento sobre tecnologia.
Texto Fatima Fonseca | Foto Divulgação
ARede nº 101 – especial novembro de 2014
DESDE OS CINCO anos de idade Fernando Lemos gostava de tecnologia. Na época, década de 1960, o interesse era só uma curiosidade de criança, aquela vontade de abrir um rádio para ver o que tem dentro ou de entender como funcionava a televisão. O passatempo da infância acabou incorporado à vida de adulto e se tornou profissão. Formado em uma das primeiras turmas do curso de Tecnologia do Mackenzie, Lemos passou por algumas multinacionais do setor de TI e, desde 2008, criou o projeto Tecnologia Para Todos, vencedor do Prêmio ARede 2014. “A ideia é transformar a vida das pessoas com a tecnologia, fazer a inclusão social por meio da inclusão digital”, sintetiza Lemos.
O projeto começou com a realização de palestras – em outubro deste ano, Lemos fez sua palestra de número 1.300 –, chegou ao rádio, depois à TV e, claro, à web, onde estreou um programa semanal na Webcomtv. O segredo de tantas atividades está na maneira simples de falar sobre tecnologia para todas as pessoas, seja uma dica pessoal ou profissional. As palestras são realizadas tanto para um público leigo como para profissionais do setor corporativo.
Após as primeiras palestras, veio a ideia de lançar o site. Ao falar sobre o assunto com uma amiga, surgiu um novo projeto, o Tecnologia Para Todos, baseado em três pilares: informações para profissionais de tecnologia, informações para usuários, adotando uma linguagem fácil, e preocupação com o social.
Além de levar conhecimento, em palestras e em diferentes mídias, para qualquer cidadão, o projeto doa computadores para organizações da sociedade civil. “Desde o início, nosso objetivo foi o de levar informação para as pessoas, mostrar como a tecnologia pode ajudar”, ressalta Lemos.
Nas diferentes mídias, Lemos dá dicas sobre aplicativos, sites, segurança, serviços, tendências, cursos gratuitos, usando sempre uma linguagem que as pessoas entendam. “É preciso ter humildade, segurança e responsabilidade”, ensina. Entre os programas já realizados, ficou com o Tecnologia p ara Todos durante mais de seis anos na Rádio Oi FM e apresenta o programa, no mesmo formato, na NET, em 22 cidades. Com o sucesso de público, será ampliado e deve chegar em 30 cidades até o início de 2015.
Na TV, são 30 minutos de programa semanal. A cada edição, Lemos aborda um tipo de tecnologia. Na estreia, na NET em São Paulo, a audiência medida pelo Ibope digital foi de 9 mil pessoas. Hoje há, em média, 52 mil telespectadores assistindo ao programa. Os temas escolhidos seguem tendências, como a tecnologia na nuvem e outras inovações que surgem no dia a dia, abordam sempre a questão da segurança e, principalmente, muitas dicas sobre o uso de tecnologia.
NOVAS MÍDIAS
Para outubro, estava previsto o lançamento da Revista Tecnologia Para Todos. A publicação, em formato eletrônico, surge para tratar de inovação, tecnologias educacionais, redes sociais, vírus (e antivírus), entre outros temas afins. “Um dos objetivos é contribuir para mudar a forma como se aplica a educação nas escolas”, salienta o tecnólogo. Para isso, juntou à equipe duas pedagogas, que vão ajudar na formatação de conteúdos para crianças. “Queremos ensinar uma criança a fazer backup”, exemplifica. O conteúdo educacional, que deve virar uma cartilha, será colocado à disposição das secretarias municipais e estaduais de educação, gratuitamente.
O site foi reformulado e, além de hospedar a revista, passa a publicar a versão online do programa Tecnologia na TV, além de manter as seções que já existiam como tecnologia de A a Z, Dicas, Vídeos e Faça a Diferença, um espaço para a divulgação de ações sociais. A gerente de Planejamento, Fernanda Martins, explica que o objetivo da seção é motivar as pessoas que são simpáticas à tecnologia a ajudar quem precisa.
“Este projeto consiste em levar formação e informação para pessoas, doar tecnologia para instituições, incentivar profissionais da área a serem voluntários em algum centro de treinamento”, explica Fernanda. A equipe pesquisa instituições e as referencia no site do projeto. Alguns exemplos: Casa de David, Graac, Instituto Dorina Nowill, Casa do Zezinho.
“Também fornecemos conteúdo, fazemos palestras e ajudamos na formação para o Terceiro Setor”, diz Fernanda, destacando que anualmente o Tecnologia Para Todos faz o Congresso ONG Brasil e organiza o Congresso Nacional para Gestão da Pessoa com Deficiência. As palestras em ambiente social e acadêmico são gratuitas, e as corporativas, pagas. A sustentabilidade dos projetos se dá também por meio de propaganda, veiculada nos programas de TV e rádio.
Outra inovação foi a criação do aplicativo Dicas de Tecnologia com Fernando Lemos. Para baixar o aplicativo na loja da Apple ou na do Google, o usuário paga R$ 2,99. O conteúdo é gratuito e está dividido em dez temas (formação, entretenimento, segurança, os melhores apps etc.). Dentro desses temas há vários grupos com dicas rápidas. De acordo com Fernanda, em setembro, já estava posicionado no 222º lugar no ranking dos aplicativos mais baixados no Google.
www.tecnologiaparatodos.com.br