Professores do sul da Bahia recebem formação em tecnologias na educação

27/02 - Escolas públicas de seis cidades do baixo sul sediarão o curso Crescer em Rede.

Da redação, com assessoria de imprensa

 

27/02/2014 – O Instituto Crescer, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES e a Associação Guardiã da APA do Pratigi (AGIR), irão capacitar professores de escolas do Baixo Sul da Bahia no uso de tecnologias digitais em sala de aula.

Ao longo de 2014, docentes dos municípios de Valença, e dos cinco municípios que compõe a Apa do Pratigi – Piraí do Norte, Nilo Peçanha, Ibirapitanga, Igrapiúna e Ituberá, vão participar do curso Crescer em Rede, que visa auxiliar professores a adotar as tecnologias digitais nos processos pedagógicos.

O curso será realizado no âmbito do Programa Caia na Rede, coordenado pelo IDES em parceria com o Projeto Pratigi Pela Educação, da AGIR. Ambas as iniciativas têm como principal objetivo alavancar os índices de qualidade da educação de toda a região.

O curso segue as aulas práticas do livro “Crescer em Rede – Um guia para promover a formação continuada de professores para adoção de tecnologias digitais no contexto educacional“. O livro, organizado por Luciana Allan, do Instituto Crescer, traz sugestões de aulas que usam tecnologia para aprofundar o aprendizado dos estudantes. Participamr da formação 60 educadores, que depois atuarão como multiplicadores para levar o conhecimento para um total de 300 professores.

“O processo de ensino e aprendizagem vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era pré-digital, sem recursos de interação e colaboração capazes de conectar mestres, estudantes e a sociedade civil de uma forma geral, independente de sua formação, cultura ou nação onde vivem”, assinala Luciana Allan.

Segundo ela, com tantas ferramentas à disposição para aprender, acessar informação e compartilhar, esta geração de nativos digitais está exigindo das escolas uma veloz revolução nas metodologias de ensino capazes de sedimentar uma estrada sólida para a Educação 3.0, termo que vem sendo amplamente disseminado e que, entre outros fatores, define esta nova escola como uma instituição na qual alunos e professores produzem em conjunto, empregam ferramentas apropriadas para a tarefa e aprendem a ser curiosos e criativos.

“Depois que concluírem o curso, estes professores estarão prontos para colocar em prática o que aprenderam e a ensinar outros professores a também incluírem as tecnologias digitais no processo pedagógico. Os professores precisam aprender não apenas a usar as ferramentas tecnológicas, mas a como fazer uma gestão do conhecimento e como estimular seus alunos a desenvolver trabalhos colaborativos a partir do uso de recursos já disponíveis na internet”, acrescenta.

Apa do Pratigi

Para colaborar com a melhoria do ensino fundamental em escolas municipais localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia, está sendo construído o Projeto Pratigi pela Educação. A iniciativa busca promover uma mobilização pela educação para melhorar o aprendizado dos alunos.

A ideia do projeto tem suas origens no interesse do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra) em concentrar esforços no avanço da educação em Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte. O objetivo é alavancar índices como o de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A elaboração e execução do projeto são apoiados pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) que firmou parceria com o Ciapra e a Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir), instituição ligada ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht, Ciapra e parceiros públicos e privados.