Projeto Escolas Rurais Conectadas entra na segunda fase

04/06 - Fundação Telefônica Vivo vai conectar mais de 20 mil escolas rurais em nove estados. Além da conectividade, instituição irá oferecer aos professores formação online e notebooks, com apoio da Samsung.

04/06/2014 – A Fundação Telefônica Vivo realizou hoje, na prefeitura da cidade de Carpina (PE), cerimônia de lançamento da nova fase do projeto Escolas Rurais Conectadas, que irá conectar, com tecnologia 3G, 95% das escolas rurais de todo o estado. O projeto, que foi criado em 2012 com o objetivo de fornecer conexão e infraestrutura tecnológica para cem escolas públicas em áreas rurais, irá conectar mais de 20 mil escolas rurais em nove estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo. A Telefônica Vivo, por meio de sua Fundação, vai além das obrigações decorrentes da compra das licenças de 4G e oferece uma solução completa que considera desde a conexão até a formação online para professores, conteúdos digitais e doação de equipamentos nos dois Estados com o maior número de escolas conectadas, Pernambuco e Minas Gerais. Pernambuco terá o maior número de instituições conectadas no país – cerca de 4.400 escolas receberão conexão até o fim de 2015, beneficiando 75% dos alunos em zonas rurais do estado.

O objetivo da Fundação é criar um impacto, por meio da tecnologia, que possa efetivamente transformar a educação brasileira no campo. Para isso, além da conexão, são oferecidos cursos de formação online: Conteúdos Curriculares com Uso de Tecnologias e Curso de Cálculo Mental e Leitura. Serão selecionados, em todo o estado, 200 professores inscritos nas oficinas que receberão, ainda, notebooks doados pela Samsung. “O projeto Escolas Rurais Conectadas oferece uma oportunidade de levar um mundo totalmente novo a estas comunidades, interferindo positivamente e melhorando a qualidade de vida de cada um”, afirma Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo. “Acreditamos no valor da educação, em conjunto com a tecnologia e a inovação, para transformar. O apoio da Samsung é essencial para que todo o potencial da tecnologia esteja a serviço do social a fim de melhorar a educação do país e oferecer novas perspectivas para as futuras gerações de brasileiros”, ressalta Gabriella Bighetti, Presidente da Fundação Telefônica Vivo.

A Samsung, que dedica recursos humanos e tecnologia para criar produtos e serviços de alta qualidade, contribuindo para uma sociedade global melhor, apoiará a Fundação em Pernambuco e Minas Gerais, estados com o maior número de escolas conectadas. “No Brasil e na América Latina, nossa cidadania corporativa está totalmente orientada para a Educação. Com base na experiência sul-coreana, sabemos e valorizamos a importância do ensino de qualidade como um fator-chave, capaz de promover o desenvolvimento social de um país. Por isso, nos orgulhamos em apoiar a Fundação Telefônica Vivo no projeto Escolas Rurais Conectadas”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Assuntos Institucionais da Samsung para América Latina.

A Fundação Telefônica Vivo aposta em novas metodologias e caminhos inovadores para mudar intrinsicamente a educação atual e, com isso, o futuro do Brasil. O projeto Escolas Rurais Conectadas, faz parte, ainda, da Semana do Voluntariado Digital, iniciativa que envolve os colaboradores do Grupo em ações sociais – virtuais ou não – que beneficiará 15 instituições de ensino no campo.

As inscrições e mais informações sobre essas e outras iniciativas estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo. (Com assessoria de imprensa)