Projeto Futurus usa tecnologia para orientação profissional

Foi lançado hoje, em Santa Catarina, o piloto de um projeto que visa ajudar jovens e adultos a escolher uma profissão e se preparar para o mercado de trabalho. O Projeto Futurus - Inclusão Digital para Inclusão Social deve envolver diretamente até 10 mil alunos, de cerca de 50 escolas públicas das cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Tijucas.

9/6/2009 – Financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e realizado pela Universidade Federal de São Carlos (FSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto Sapientia (IS) e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), o projeto Futurus é operacionalizado pela Fundação de Estudos e pesquisas Sócio-Econômicas (Fepese) e ainda tem apoio do Sapiens Parque e de várias entidades do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis.

O projeto abriga duas ações coordenadas: o Desafio Futurus e o Portal Ium. O Desafio Futurus é uma gincana interativa, para alunos de 7ª e 8ª séries e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que começa no Sapiens Circus, um ambiente multimídia com telões, projetores e mesas digitais interativas para jogos em equipe e atividades de inclusão digital. Os participantes conduzem avatares por um mundo virtual que os ajuda a escolher as profissões. Depois, acessam o Ambiente Virtual Sapiens, onde desenvolvem uma atividade de autoconhecimento, com questionários e jogos sobre profissão, carreira e formação, além de jogos cognitivos que avaliam habilidades de visão espacial, matemática, atenção e memória. Os resultados são cruzados em um banco de dados. Cada participante recebe um texto com sua avaliação pessoal e ainda concorre a vários prêmios, como bolsas de estudo em cursos de formação livre.

O portal Ium funciona como um guia virtual onde o usuário conhece as profissões, entende o que são habilidades e elabora seu currículo digital, utilizando uma ferramenta capaz de armazenar documentos, fotos e certificados, além de criar um blog profissional. No portal também há dados sobre o perfil dos profissionais que o mercado de trabalho necessita. Essas informações são alimentadas pela Rede de Inclusão Futurus, formada por uma série de instituições parceiras, que representam diferentes setores da economia.