Projeto sobre direito de resposta chega à Câmara

27/09 - Comentários feitos por usuários de internet nas páginas eletrônicas dos veículos de comunicação social não são atingidos pela proposta.

Do Tele.Síntese

27/09/2013 – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enviou para a Câmara dos Deputados o PLS 141/2011, que estabelece o direito de resposta gratuito e proporcional ao agravo nos meios de comunicação. O projeto considera objeto de resposta qualquer matéria na qual o conteúdo, mesmo que por equívoco, atente contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem de pessoa física ou jurídica identificada ou passível de identificação.

Pelo projeto, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), a pessoa ofendida pode entrar com ação de reparação por dano moral, ainda que a retratação ou retificação se dê de forma espontânea, com o mesmo destaque, publicidade, periodicidade e dimensão do agravo. Pelo texto, não são objeto do direito os comentários feitos por usuários de internet nas páginas eletrônicas dos veículos de comunicação social. (Da redação, com Agência Senado)