12OID

Pronatec terá curso de agente de inclusão digital

12OID11/12 - Será realizada, em janeiro, consulta pública para definição do programa das aulas.

Rafael Bravo Bucco

11/12/2013 – O governo federal vai incluir no Pronatec um curso de formação de agentes de inclusão digital. Todos os institutos federais vão administrar as aulas. A carga horária total será de 200 horas. As informações são de Diego Aguilera, novo coordenador geral de formação da Secretaria de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações.

Ainda não foi estabelecida uma data exata para oferta do curso. A intenção é usar um encontro a ser realizado na sexta-feira (13), na Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, para coletar ideias para construção do programa do curso. O material será então compilado pela SID, e colocado em consulta pública no primeiro bimestre de 2014.

“Até o final de 2014 continua valendo o trabalho do Núcleo de Inclusão Digital responsável pelo EAD de formação dos agentes de inclusão hoje. Mas o Pronatec é uma forma de dar escala, porque tem essa limitação, esses programas são pensados dentro de convênios, que têm limitações orçamentárias, com o Pronatec é possível crescer mais rápido”, disse.

A intenção do governo é conseguir encaminhar o plano do curso, criado colaborativamente na OID e na consulta pública, até o final de fevereiro. A partir de então as instituições já poderão dar as aulas. O curso já foi incluído ao catálogo FIC do Pronatec, com a seguinte descrição: orienta usuários dos telecentros para o uso democrático e gratuito das tecnologias de informação e comunicação – TICs, dos serviços de governo eletrônico e facilita a produção de conhecimento com o uso das TICs. Promove os processos de participação pública e redes sociais para o desenvolvimento econômico, social, pessoal e da cidadania.