Prorrogada consulta pública sobre Plano de Diretrizes e Metas do audiovisual

20/12 - Agentes do mercado e cidadãos têm até 8 de março para contribuir com o aprimoramento da política pública que vai vigorar até 2020.

Da redação

20/12/2012 – A Agência Nacional do Cinema (Ancine) prorrogou até 8 de março a consulta pública sobre o Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual (PDM), aberta há quatro meses. Aprovado no início de agosto pelo Conselho Superior do Cinema, o documento guiará as ações do poder público para o setor audiovisual no Brasil até 2020. Terminada a Consulta Pública e incorporadas as sugestões apresentadas e aprovadas, o PDM irá novamente a debate no Conselho Superior do Cinema.

O PDM abrange cinema, televisão, mídias móveis e interativas e todos os elos da cadeia produtiva do audiovisual. Segundo a Ancine, o dumento foi desenvolvido com base em três desafios: expandir o mercado interno de modo a ampliar a demanda por conteúdos audiovisuais, ampliando a participação do espectador no financiamento das diversas atividades do setor; universalizar o acesso aos serviços audiovisuais, aproveitando a oportunidade gerada pelo aumento da renda da população, em especial o crescimento da classe C; e transformar o Brasil em um forte centro produtor e programador de conteúdos audiovisuais.

Para participar das Consultas Públicas da Ancine, é preciso acessar o Sistema de Consultas Públicas e se cadastrar. Dúvidas sobre o funcionamento do sistema devem ser encaminhadas para ouvidoria.responde@ancine.gov.br.