Quatro países devem adotar software brasileiro de comunicação segura

13/02 - Segundo informações do G1, Uruguai assinou acordo de cooperação, e negociações seguem avançadas com Argentina, Bolívia e Venezuela. 

Da redação

13/02/2014 – O Uruguai assinou um acordo de cooperação com o Brasil que prevê a instalação o uso da suíte Expresso V3 pela Antel, empresa estatal de telecomunicações do país. A informação é do site de notícias G1. O V3 é desenvolvido pelo Serpro, autarquia federal que desenvolver sistemas para diversos órgãos do governo. Usa tecnologia livre, e teve sua implementação acelerada após as denúncias de espionagem pelo governo dos EUA a representantes do governo brasileiro.

Segundo Marco Mello, gestor do sistema no Serpro, Argentina, Bolívia e Venezuela negociam a adoção do V3. O sistema criptografa e-mails, videoconferências e até os acessos à internet realizados pelos funcionários do governo federal.  “Tanto o Uruguai quanto o Brasil têm necessidade de uma ferramenta de comunicação. A parceria não surgiu somente pela segurança, mas pela necessidade [do Uruguai] de deter uma ferramenta de comunicação segura”, disse Mello.

Mello não disse quanto o Uruguai pagará pelo serviço. Segundo a reportagem, após a instalação do software na Antel, o governo do Uruguai vai decidir se vai usar o sistema em outras áreas. A implantação no país começará em 10 de março.