raitéqui – A tecnologia a seu alcance

Raitéqui

A tecnologia a seu alcance

ARede nº 85 – outubro de 2012

Mais vivo do que nunca
No final da década de 1990, existiam os Palmtops, embriões do que hoje chamamos de tablets. Tinham esse nome graças aos produtos da fabricante de eletrônicos Palm Inc. Em 2009, motivada pelo sucesso do iPhone, a empresa desenvolveu um celular que usava o sistema operacional WebOS, baseado em Linux. Logo depois, em 2010, foi comprada pela HP e fechada. Mas os fãs não abandonaram o sistema. Nem a HP, que resolveu mantê-lo vivo em modelo de desenvolvimento colaborativo e aberto. No final de agosto, a empresa publicou uma versão beta do novo Open WebOS, desenvolvido com ajuda do público, para degustação dos entusiastas e aberto a sugestões adicionais.
www.openwebosproject.org

Novidade na escola
O Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Prefeitura de Guarulhos criou um equipamento educacional chamado TecnoLousa. Espécie de quadro negro digital, o aparelho começou a ser desenvolvido em maio deste ano. A finalidade é ajudar os professores a mostrar figuras, gráficos ou tabelas em aulas temáticas. A TecnoLousa tem apoio de um computador, um datashow, uma caneta laser e uma régua de raios infravermelhos. Foi apresentada ao público durante a 3º edição da Feira do Estudante de Guarulhos, no começo de setembro, mas a prefeitura ainda não sabe estimar os custos de produção, nem quando as escolas municipais vão dispor da novidade.
www.telecidadanias.blogspot.com.br

Novo Opera Mini
Um dos navegadores para smartphone mais populares do mundo, o Opera Mini acaba de ganhar uma nova versão para o sistema operacional Android. Entre as novidades está a SmartPage. Trata-se de uma página inicial inteligente, que aprende os hábitos de navegação do usuário e exibe, automaticamente, as notícias mais recentes publicadas nos sites mais visitados. Mostra também as atualizações de status das redes sociais, como Twitter e Facebook. Segundo os desenvolvedores, quanto mais se navega, mais o Opera “conhece” o usuário e exibe conteúdos que o satisfazem.
www.m.opera.com

Wikipedia sob encomenda
Agora você pode fazer livros com artigos da Wikipedia em questão de segundos. O recurso, anunciado em setembro, permite montar um e-book nos formatos ePub, PDF, ODT ou OpenZim e baixá-lo gratuitamente. Também é possível solicitar o livro em versão impressa, mediante pagamento, graças a uma parceria com a empresa PediaPress. Para usar a nova função, acesse a página inicial da enciclopédia colaborativa e clique em Imprimir/Exportar no menu. Depois, selecione a opção Criar um Livro. Aí, é só procurar os verbetes desejados e adicioná-los. Quando estiver satisfeito, escolha Mostrar Livro, para ver como ficou e fazer o download ou a encomenda da versão física.
www.bit.ly/Q7cz5w

O supercomputador, superbarato
A computação quer ser livre. Ou seria a informação? Seja um, seja outro, pesquisadores da universidade de Southampton, no Reino Unido, fizeram com que fossem os dois. Eles juntaram 64 placas Raspberry Pi (computador do tamanho de um cartão de crédito que funciona à base de softwares abertos e livres) e construíram um supercomputador com 1 TB de memória. Para montar tudo em uma peça única, usaram blocos de lego. O resultado foi uma máquina superpotente – embora eles não informem a velocidade – e que custou apenas 2,5 mil libras, ou R$ 8,2 mil. Depois, colocaram na internet um guia ensinando qualquer mortal com paciência e conhecimentos de hardware como fazer o mesmo. O manual está na língua da rainha.
www.bit.ly/QwpEZe

Passos largos ou curtos?
Se você fica preocupado quando se vê rodeado de câmeras de segurança, vai se arrepiar com a pesquisa dos cientistas alemães Martin Hoffmann e Gerhard Rigoll. Eles desenvolveram um software capaz de reconhecer pessoas apenas pelo modo como andam. A vantagem é que os sistemas de reconhecimento não precisariam de câmeras caras e sofisticadas para identificar transeuntes. Tudo o que é necessário para saber se aquele que ali caminha é um inocente ou um criminoso é uma silhueta. A desvantagem é que o termo privacidade parece cada vez mais destinado a desaparecer de nosso vocabulário. No link, conheça a pesquisa, em inglês.
www.bit.ly/UtFcv