Raitéqui
A tecnologia a seu alcance
ARede nº 88 – jan/fev de 2013
Distribuição nova na praça
O Fedora 18 já está entre nós. O novo sistema operacional livre e aberto da Red Hat melhorou a performance e a interface gráfica, sem perder características que já agradavam os usuários corporativos – como o bom gerenciamento de pacotes, agora atualizado para RPM 4.10. De novidade, tem o recurso Secure Boot, criado para proteger PCs compatíveis com Windows (praticamente todos), e que impede a ação de vírus antes que o sistema operacional seja carregado.
www.fedoraproject.org
A história em jogo
Os games de estratégia em tempo real estão entre os mais populares do mundo. Os jogadores controlam grupos de pessoas, ordenam busca de recursos (como comida, madeira, ouro) para sustentar exércitos e, finalmente, vencer os adversários. Tudo com panos de fundo envolventes, capazes de reconstruir cenários do passado da humanidade. No game 0 A.D., jogo livre e aberto em desenvolvimento, vai ser possível edificar cidades e construir armamentos no período anterior a Cristo. Mas o melhor é que qualquer pessoa pode ajudar a criar essa plataforma – compatível também com Mac OSX e Windows –, ainda sem previsão de lançamento. A versão alpha está no ar, à espera de sugestões dos jogadores e da comunidade Linux.
www.play0ad.com
Console com Android
Foi geral a surpresa dos jogadores diante do anúncio do Shield. O videogame portátil, com formato de joystick e tela de 5 polegadas, pode ter a TV com uma extensão de sua tela. Será fabricado pela nVidia, principal produtora de chips gráficos de alto poder para computadores. O console terá um processador Tegra 4 de quatro núcleos e integração por Wi-Fi entre computador e TV, permitindo jogar um game de PC no televisor. O principal: usará o sistema livre Android. Qualquer desenvolvedor poderá distribuir jogos para a plataforma, basta baixar um SDK.
www.shield.nvidia.com
Pipoqueira para fazer vídeos
O Popcorn Maker não é uma simples ferramenta de edição de vídeo. Lançado no final de 2012, tem recursos avançados, comuns em programas proprietários pagos (e muito caros), como a possibilidade de acrescentar trilhas sonoras, inserir cortes e caracteres, linkar conteúdos a mídias sociais como Twitter, Wikipedia, Google Maps, Flickr. O usuário pode compartilhar assim que criar o vídeo e convidar pessoas a modificá-lo. O programa online foi desenvolvido em HTML, CSS3 e Javascript ao longo de um ano. Quem se interessar pode criar vídeo ou baixar o código para fazer um novo Popcorn Maker, corrigir falhas e aprimorar o que já é bastante prático e fácil de usar.
www.popcorn.webmaker.org
Federal do RS distribui novo Navi
O Núcleo de Aprendizagem Virtual da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)agora oferece, gratuitamente, o Navi, um ambiente interativo de aprendizagem virtual. Disponível no Portal do Software Público Brasileiro, o Navi é compatível apenas com equipamentos Linux. Foi criado com PHP 5, usando banco de dados MySQL 5, otimizado para servidores Apache 2. Entre os recursos, tem ferramenta de e-mail, indicadores de acesso, interação e entrega de tarefas, áreas para publicação de conteúdos e exercícios, o que representa uma boa alternativa a ambientes como o Moodle.
www.bit.ly/X9d7KD
Para andar na linha
Onde está meu ônibus? é um aplicativo gratuito para iPhone desenvolvido por Gabriel Pacheco, um programador de 22 anos. Recentemente, o app ficou ainda mais amigável, depois de receber uma atualização e ter o design recriado por Marcel Müller. Embora só funcione na cidade de São Paulo, é um bom exemplo do que se pode fazer com os dados disponíveis na internet. O programa capta informações da SPTrans para mostrar em que local está um ônibus dentro do itnerário e em quanto tempo deve chegar ao próximo ponto, ou ao ponto em que o usuário está. Tem sistema de busca por linhas e mapas que se auto-atualizam.
http://bit.ly/UO1xEA
Skype é acusado de gravar conversas
Em uma carta aberta, um grupo que inclui EFF.org, Greatfire.org e Repórteres Sem Fronteiras, manifesta preocupação pelo fato de o Skype estar, supostamente, mantendo arquivos de conversas feitas através do programa sem a autorização dos usuários. O grupo destaca a necessidade de mais transparência da Microsoft em relação às políticas de confidencialidade do serviço. Um porta-voz da empresa disse: “Estamos revisando a carta”, mas recusou-se a fazer mais comentários.
www.skypeopenletter.co