Raitéqui – A tecnologia ao seu alcance

ARede nº43 Dezembro de 2008

Tropa de choque contra vírus
A quantidade e a voracidade dos vírus informáticos disparam, em todo o mundo. Mas surge, na Espanha, uma ferramenta de combate gratuita e com alto grau de eficácia pois reúne, em uma única plataforma, 36 programas diferentes. Criado por um grupo de técnicos malaguenhos, o Vírus Total recebe e analisa arquivos, fornecendo um diagnóstico composto por análises de diversos antivírus, dos mais variados fabricantes. Quando o usuário desconfia de um arquivo, envia ao Vírus Total pela web ou por correio. O arquivo é submetido ao conjunto de antivírus, que é atualizado a cada dez minutos. O resultado sai em 30 segundos, indicando se o arquivo está contaminado, e com qual tipo de vírus. Traduzido para 23 idiomas, o Vírus Total analisa, em média, 1,3 milhões de arquivos por mês, procedentes não apenas de internautas domésticos, mas também de empresas e de universidades. Ao analisar tantos arquivos, de todo o mundo, o Vírus Total acaba recebendo vírus nunca vistos, que atraem o interesse das empresas de segurança,  preocupadas em melhorar os seus produtos. De acordo com a equipe do Vírus Total, algumas dessas empresas já se propuseram a pagar por tais informações. Porém, o Vírus Total não vende os dados, ao contrário, repassa às empresas sem custo, desde que concordem em incorporar seus produtos ao projeto.

www.virustotal.com.es



Suporte em migração para Linux


Um novo pacote de assinatura e suporte vai auxiliar a migração de distribuições Linux de terceiros para o Suse Linux Enterprise Server. A Novell lançou o Suse Enterprise Server Subscription, com programa de suporte ampliado, que oferece uma assinatura de três anos do Suse Linux Enterprise Server e suporte técnico para usuários que tenham outras distribuições Linux por até dois anos, enquanto eles fazem a transição para o Suse Linux Enterprise. Além do suporte técnico, a Novell está oferecendo, para clientes que já têm ambientes Linux, treinamento e ferramentas que garantam uma transição harmoniosa para a plataforma Suse Linux Enterprise.



Gmail turbinado

Ativada a ferramenta de vídeo-chamadas do Google. A aplicação consiste em um chat de vídeo e voz, gratuito, a partir da conta no Gmail. O serviço, semelhante ao do Skype, funciona com uma webcam e um programa simples de navegação que se aciona pelo correio eletrônico. Segundo o Google, a vantagem é que o usuário não precisa baixar programas, como acontece com os demais sistemas de mensagens instantâneas. A ferramenta está disponível tanto para PC (com Windows XP ou superior) quanto para Mac (com processador Intel e Mac OS X v10.4 ou superior). O Google também promete para breve o envio de mensagens de celular pelo chat do Gmail. A novidade começará a ser oferecida aos usuários dos Estados Unidos pelo Google Labs. O envio é gratuito, mas quem recebe paga por cada mensagem recebida.

www.google.com/intl/en_us/mobile/default/sms/index.html



Chegou o Fedora 10

Já pode ser baixada gratuitamente a nova versão do sistema operacional de código aberto, que traz muitas novidades em gerenciamento de virtualização, networking, tempo de ativação e segurança. Chega para o público também o OpenOffice 3.0. Confira algumas das atualizações: NetworkManager – as conexões com a internet, via cabo ou wireless, poderão ser compartilhadas para outras máquinas com um simples clique; PackageKit – quando necessária a utilização de um determinado CoDec para execução de um arquivo multimídia, o PackageKit poderá usar as informações sobre os repositórios configurados na máquina para efetuar o download do devido pacote; Plymouth – redução de tempo, memória e atividade de disco; inclusão do Plymouth; RPM 4.6, com atualização e correção de bugs; melhorias na instalação e manutenção remota de hosts virtuais e também no provisionamento de storage; ferramenta para criação de Appliance; SecTool, ferramenta de auditoria de segurança; Gnome 2.24; KDE 4.1.2.

www.projetofedora.org



Ajuda nos distúrbios auditivos

Crianças com dificuldades de audição ganham uma ferramenta de auxílio ao aprendizado. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (Sarda) é um programa de jogos terapêuticos ilustrados que dá apoio a fonoaudiólogos e a professores no trabalho com habilidades de audição como localização da fonte sonora, discriminação e memória auditiva, atenção seletiva e atenção sustentada. Com o Sarda, o profissional não apenas registra, mas também gerencia o desempenho da criança. O programa está sendo utilizado em um laboratório da Univali, onde são realizados testes e sessões com alunos de escolas da rede municipal. Mas a expectativa é de que seja oferecido a escolas públicas de todo o país. Por enquanto, o fonoaudiólogo ou o professor que tiver interesse deve mandar um e-mail ao coordenador do projeto.

www.univali.br/sarda


Baterias ecológicas

Uma pesquisa capitaneada pela Panasonic, uma das maiores fabricantes de pilhas do mundo, está finalizando o desenvolvimento de uma bateria à base de etanol. Segundo estudos da empresa, com 50 ml de etanol, um notebook poderia funcionar por mais de 5 horas, sem interrupção. Depois disso, o usuário poderia recarregar a bateria com mais “combustível”, para mais 5 horas. Pesquisadores estadunidenses que vêm se dedicando ao assunto explicam que essas baterias precisam apenas de álcool e de enzimas para gerar eletricidade, ao contrário das convencionais, que utilizam metais caros para catalisar a reação que produz energia. Os únicos itens consumidos em uma célula de biocombustível são o combustível e o oxigênio do ar. Um teste está sendo feito pelo exército dos Estados Unidos. A Panasonic estima que o produto só deverá estar pronto para comercialização dentro de quatro anos.


Tudo em um

Já imaginou um site onde você pode ver, ao mesmo tempo, as últimas fotos publicadas no Flickr, os posts recentes do Twitter, os seus vídeos favoritos do You Tube e as novidades do Facebook? Um sistema desenvolvido pela empresa Strands permite que o usuário organize suas atividades 2.0 em um único endereço virtual, além de acompanhar as movimentações online de seus contatos: o Strands.com. Basta registrar o nome do contato que utiliza cada serviço e as atualizações convergirão automaticamente para a página Strands. Assim, o usuário não precisa ficar navegando de um site a outro, para conferir o que mudou. Ainda em fase de testes, o Strands.com só pode ser acessado por convite de um usuário. A companhia espanhola também lançou recentemente um buscador que leva ao usuário referências encontradas nas páginas de seus contatos. Por exemplo: ao digitar o título de um filme na caixa de pesquisa, você fica sabendo o que foi postado a respeito desse tema por seu grupo de contatos, quem já assistiu, se gostou etc.

www.strands.com


Alô, bebê

Um tipo de celular que faz as funções de um aparelho de ultra-som, para monitorar fetos. Esse é o Emma, dispositivo criado no centro de pesquisas sueco Instituto de Design Umea, pelo cientista sul-coreano Hyoung Won. Com a nova tecnologia — ainda em fase de protótipo — as futuras mamães poderão compartilhar, com parentes e amigos que estão à distância, a emoção de ver imagens do bebê dentro de sua barriga. O Emma pode captar os movimentos e os batimentos cardíacos da criança. E permite armazenar em um computador imagens e vídeos de ecografias. Por uma conexão com a internet, os pais corujas podem postar imagens e vídeos em blogs e sites, por exemplo. O equipamento ainda está em desenvolvimento, mas Wong acredita no potencial de produção comercial de seu invento.