Raitéqui
A tecnologia a seu alcance
ARede nº 93 – setembro/outubro de 2013
Supercomputador no bolso
Acadêmicos da Suíça e dos Estados Unidos procuram um modo de usar o processamento ocioso de nossos celulares para analisar dados científicos. A iniciativa criaria um supercomputador mundial, capaz de acelerar pesquisas mundo afora. Hoje, já existem mais de 200 mil PCs, conectados à internet, cujos donos cedem poder de processamento não utilizado. Abundância essa que já é usada pelos pesquisadores do grande colisor de hádrons europeu para analisar 26 milhões de gigabytes de dados ao ano.
bit.ly/1dieDqE
Caneta sabe tudo
Uma empresa alemã criou uma caneta que vibra em caso de erro de ortografia. Dentro da caneta há um minicomputador com Linux, um sensor de movimentos que compreende as letras escritas, um transmissor WiFi e uma bateria. Além de apontar erros na escrita, o dispositivo pode ser usado para aperfeiçoar a caligrafia, vibrando quando alguém escreve com “letra de médico”. Ela também reconhece palavras escritas no ar, que são convertidas em mensagens e transferidas ao celular ou computador por WiFi. Preço e data de chegada ao mercado não foram definidos.
lernstift.com
Guardião urbano
A lâmpada do poste da sua rua queimou? Na praça do seu bairro tem um banco quebrado? O aplicativo Cidade Legal, para dispositivos Android ou iOS, traz uma lista de problemas urbanos comuns. O usuário seleciona a reclamação, tira uma foto, e compartilha. Há a opção de fazer a denúncia circular também no Twitter e Facebook. Também dá pra ver um mapa das ocorrências. Os criadores já conversam com prefeituras para transmitir um relatório das reclamações periodicamente.
bit.ly/1b1HIRG
Robô gente fina
O robô Kirobo flutua na estação espacial internacional à espera da visita do comandante Koichi Wakata. O robô foi lançado ao espaço em agosto, mas Wakata só chega em dezembro. Será o primeiro experimento de uma relação entre máquina humanoide, apta a estabelecer comunicação verbal, e um ser humano no espaço. O que pode sair dessa pesquisa? Um evento como a loucura do computador Hal no filme 2001, ou uma amizade igual à de Marvin e os terráqueos no Guia do Mochileiro das Galáxias? Nem a agência espacial do Japão sabe. Pelo menos, o Kirobo têm um aplicativo legal (Android e iOS), gratuito, que mostra em que lugar da órbita está.
kibo-robo.jp/en/
A um passo do controle da mente
Nos EUA, cientistas da Universidade de Washington fizeram uma pessoa controlar os movimentos de outra apenas com o pensamento. Eles vestiram dois voluntários com tocas eletrônicas capazes de ler as ondas cerebrais. As tocas foram conectadas à internet. Uma das pessoas, então, imaginou os movimentos do colega, sentado em outro ponto da universidade. O “comando” cruzou a rede, e foi executado com perfeição pelo receptor. Os pesquisadores dizem, porém, que é impossível fazer alguém se mexer contra sua vontade – por enquanto.
homes.cs.washington.edu/~rao/brain2brain
Notebook bronzeado
A empresa canadense WeWi desenvolveu notebooks capazes de funcionar em locais onde a rede elétrica é precária. O Sol e o Sol Marine vêm com placas solares, que recarregam a bateria em duas horas. Depois, funcionam por até dez horas longe de tomadas. Os micros têm ainda estrutura reforçada, resistente a sujeira e quedas. No caso do Marine, é até à prova d’água. Usam sistema operacional Ubuntu, baseado em Linux. Vão custar de US$ 350 a R$ 560. O primeiro país a receber os equipamentos deve ser Gana, na África.
solaptop.com
DICA Espírito Livre
Feedbin agora tem código aberto
Para muitos, o Feedbin era (e ainda é) uma boa alternativa ao Google Reader, sendo um ótimo leitor de feeds. Ficou melhor: a plataforma agora tem o código aberto. Ben Ubois, um dos desenvolvedores, publicou a notícia no blog do Feedbin. A necessidade de ajuda, o fato de gostar da transparência e possibilidade de outros poderem ver o código-fonte foram algumas das razões que o levaram a tornar seu produto um software de fonte aberta.
ur1.ca/f9j8k