Raitéqui
A tecnologia a seu alcance
ARede nº 93 – setembro/outubro de 2013
Um celular politicamente correto
O Fairphone pode parecer, mas não é, um smartphone comum. Tem, como muitos, tela de 4.3 polegadas, processador de quatro núcleos, câmera, 16 GB de memória e roda Android. Mas chama atenção pela proposta de alterar a cadeia produtiva dos eletrônicos. Quando não é possível usar materiais reciclados, usa metais extraídos apenas de lugares livres de exploração infantil, distantes de zonas de conflito e onde os salários dos trabalhadores sejam justos. Tudo para não expropriar povos ou incentivar a desigualdade. Custa 335 libras. A meta é comercializar 25 mil unidades – até o fechamento desta edição, 17 mil já tinham sido vendidos.
www.fairphone.com
Com o mundo nas mãos
A Disney Research, braço de pesquisas da companhia de entretenimento estadunidense, desenvolveu uma tecnologia capaz de transmitir a sensação de volume quando os dedos tocam as telas de smartphones e tablets. Dá para sentir também texturas e formas. Por meio de um algorítimo específico, as variações de voltagem da tela transmitem sensações para a pele. A tecnologia pode ser utilizada na inclusão digital de pessoas com deficiência visual ou para tornar mais interativos mapas, livros de biologia etc.
bit.ly/1bE5zwC
Robôs pra qualquer obra
Um grupo de cientistas do Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, inventou minirrobôs, com formato de cubo. Até aí, não parece nada de especial. A questão é que esses “cubos” podem se movimentar e se unir, criando máquinas diversas. Os pesquisadores sugerem, por exemplo, que um punhado desses robozinhos espalhados pelo chão podem, a um comando, se juntar para formar objetos como uma cadeira, uma escada ou uma mesa!
bit.ly/1773z7N
Arduino e Intel, juntas, e livres
O Projeto Galileo surge a partir de uma parceria entre os criadores da Arduino, a plaquinha computacional livre, e a Intel, fabricante de processadores. O projeto vai lançar, em novembro, uma placa voltada a professores, estudantes de computação e quem queira criar produtos eletronicamente controlados. Com softwares livres. Compatível com o ambiente Arduino Uno R3, vem de fábrica com Linux instalado, porta para cartão SD, Ethernet, USB e mini-PCIe.
www.intel.com/support/galileo
Nova distro BSD na área
O FreeBSD é um sistema operacional livre, baseado em Unix, alternativo ao Linux. Igualmente customizável, tem também diferentes distribuições. Uma das mais amigáveis e pensadas ao usuário “comum” é a PC-BSD, que acaba de chegar à versão 9.2. Entre as melhorias está um sistema de restauração de arquivos modificado ou apagados e de espelhamento de dados, a capacidade de encontrar automaticamente os servidores mais próximos para baixar arquivos, e uma inicialização muito mais rápida. A interface é baseada no KDE.
blog.pcbsd.org
Pega, estica e puxa
Uma tela que, além de flexível, pode ser esticada ou torcida? Já existe! Pode até dobrar de tamanho com um puxão, e depois voltar à forma original. Foi desenvolvida por engenheiros da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A tela usa tecnologia OLED, já presente em alguns aparelhos de televisão, celulares e tablets. Ainda nos laboratórios, não há previsão de chegada ao mercado, nem preço estimado.
bit.ly/1aZACPJ
Fotomontagens desmascaradas
A foto parece fake? É possível descobrir, utilizando um software, ainda sem nome, especialmente desenvolvido com a finalidade de encontrar automaticamente adulterações em imagens. Basta selecionar o rosto de uma pessoa na imagem. O computador analisa variáveis como iluminação da pele, reflexos nos olhos e direção da luz incidente. A análise diz se é uma montagem ou uma foto verdadeira. Criado no Instituto de Computação da Universidade de Campinas, em São Paulo, o programa é parte da tese do pesquisador Tiago de Carvalho. A intenção é liberar o software para uso livre em 2014.
bit.ly/15W4kkK
Um Linux só para jogos
A Valve, dona da plataforma de comercialização de jogos Steam, já distribuiu entre desenvolvedores o sistema operacional SteamOS. Trata-se de uma distribuição Linux otimizada para quem gosta de games. No começo do ano, um diretor da empresa já tinha dito que o futuro dos jogos estava no Linux. O sistema operacional é um passo direto neste sentido. A expectativa geral é de que o software equipe um console doméstico, de código aberto, concorrente do Xbox, do Wii e do PlayStation. Mas também poderá ser instalado, gratuitamente, em PCs.
bit.ly/1hCDR0F
Privacidade em código aberto
Pesquisadores europeus desenvolvem, desde 2010, uma plataforma que permite aos usuários das redes sociais gerenciar seus dados pessoais. Para isso, basta definir nomes e pseudônimos. E, dependendo da opção, mais ou menos informações são liberadas na rede. Agora, o consórcio científico, financiado pela Comissão Europeia, abriu o código da plataforma. Os interessados podem testar a tecnologia instalando um aplicativo no celular ou criando um servidor no computador de casa. O sistema também alerta o usuário quando está prestes a expor dados sensíveis em contextos inadequados.
www.dime-project.eu