raitéqui – A tecnologia ao seu alcance

ARede nº 84 – setembro de 2012

Música do seu jeito
Chegou ao Brasil o aplicativo musical biit, que aprende, conforme o uso, os gostos musicais do usuário. Após alguns dias, o software oferece automaticamente playlists baseadas no gosto pessoal, facilitando a vida de quem não quer perder tempo compondo sua própria trilha sonora. Lançado primeiro na Europa, passou por pequenas modificações para desembarcar aqui. Além da tradução para o português, foi criado um canal dedicado a artistas nacionais. O melhor é que não é preciso ter as músicas na memória, o software as baixa (legalmente) para você escutar até quando não tiver sinal de internet ou Wi-Fi. Disponível para aprelhos Android ou iOS.
www.biit.fm/br

Eleições no celular
Tem gente que não se lembra em quem votou da última vez para vereador, ou sequer para prefeito. Também é comum ver o pessoal com uma colinha na mão na fila da seção eleitoral, para não esquecer o número de seus candidatos. Para eles foi criado o Eleições, um aplicativo para iPhone (não há previsão de quando sairá a versão para Android) que traz os nomes, partidos e números de cada candidato no pleito de outubro. O programinha, criado pela empresa iCentury, traz a listagem de todos os concorrentes, de qualquer cidade do país, e foi alimentado com os dados publicados na internet pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ah, e apesar de cidadania não ter preço, é grátis.
www.migre.me/apzHn

Letras miúdas desvendadas
Se você usa Facebook, Twitter, Gmail, deve ter passado por telas de cadastramento. No final, os dizeres “Li e aceito os termos de serviço” eram a condição para prosseguir. Certo? Porque essa é a maior mentira da internet (a de que as pessoas leem os termos), Hugo Roy, hacktivista da Free Software Foundation Europe, criou o site ToS;DR. O nome significa “termos de serviço, não li”, na sigla em inglês. O objetivo era criar um site colaborativo no qual fosse possível ver facilmente se os contratos dos serviços digitais de fato respeitam a individualidade do usuário e garantem a integridade de seus dados. Tudo de um jeito visualmente simples (mas em inglês).
www.tos-dr.info

Apache OpenOffice ganha versão 3.4.1
Já pode ser baixada a nova versão do Apache OpenOffice. O pacote de programas tem editor de textos, planilhas, apresentações, desenhos, base de dados e equações – todos abertos e gratuitos. Entre as melhorias estão os reparos de 69 bugs, aperfeiçoamento do dicionário em português do Brasil, aumento da segurança e da performance. A versão 3.4 foi baixada mais de 12 milhões de vezes ao redor do mundo. Quem já usa o programa, pode ir no menu Ajuda/Verificar atualizações para migrar automaticamente. Quem ainda não usa, baixe no site.
www.openoffice.org/download

Alô, alô, marciano
Se você tem um smartphone, já deve ter se impressionado com as inúmeras funções que o aparelho oferece. Mas ele pode muito mais, como a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, quer provar. A instituição pretende enviar ao espaço, até o final do ano, nada menos que três satélites (do tamanho de uma caneca de café) baseados em celulares. Em vez de construídos com tecnologias da agência, os satélites são feitos com chips do Nexus One, o primeiro telefone lançado pelo Google, em 2010. Caso tudo dê certo, a iniciativa vai ajudar a reduzir os custos da exploração espacial e incentivar pessoas comuns a colaborar com o programa, chamado PhoneSat, no futuro.
www.open.nasa.gov/plan/phonesat

Um tablet por criança
A organização One Laptop Per Child (Um Computador por Criança, em tradução livre) está trabalhando em um aparelho híbrido, parte laptop, parte tablet, e espera lançá-lo já no primeiro bimestre de 2013. O anúncio foi feito oficialmente no mês passado, depois que o fabricante da tela sensível ao toque deixou vazar para quem estava destinando sua produção. O novo aparelho, chamado XO-4 Touch, trará teclado, tela legível sob a luz do sol e processador Marvell Armada 2128. Terá também as mesmas características de design, como ser à prova de poeira, água e quedas. O sistema operacional continuará baseado em Linux.
www.migre.me/aqwfE

DICA espírito Livre
www.revista.espiritolivre.org
Para fazer vídeos animados
O livro Produzindo Animações com Softwares Livres, de Ricardo Graça, explica as técnicas usadas ao se fazer uma animação, como composição de imagem e iluminação de cenas. Traz também dicas de como usar softwares livres como Celtx, Gimp e Blender (entre outros) para produzir um vídeo em 2D ou 3D. Com 112 páginas e registrado em copyleft, o leitor escolhe quanto quer pagar ao baixar o PDF, o ePub, ou encomendar a versão impressa, pelo site.
www.livraria.ricolandia.com