Raitéqui
A tecnologia a seu alcance
ARede nº 91 – maio de 2013
Doação instantânea
A Fundação Wikimedia lançou um aplicativo gratuito para Android e iOS que permite tirar fotos e postar no repositório de imagens Wikimedia Commons – que tem 16 milhões de imagens de uso livre. É como se fosse uma doação automatizada do trabalho fotográfico. Dá para capturar imagens e aplicar georreferenciamento, compartilhar em redes sociais, ou armazenar no Google Drive. É preciso se cadastrar na página Commons.wikimedia.org para usar o app. Ao tirar a foto, o autor é convidado a identificá-la com nome e breve descrição, além de associar a uma categoria.
bit.ly/15XaWDo
Guarux para baixar
Uma nova distribuição Linux já pode ser baixada livremente. Criado pela equipe do departamento de Informática e Telecomunicações da prefeitura de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, o Guarux difere de outras derivações do Linux por ser projetado para as necessidades de órgãos públicos, telecentros e escolas. Tem ainda recursos para pessoas com deficiência. Tudo feito com base no Ubuntu, um dos mais populares sistemas operacionais livres para computadores disponíveis na rede.
http://guarux.guarulhos.sp.gov.br
Android no computador
O portal 01.org oferece a versão 4.2.2 do Android. Mas a ideia não é que as pessoas atualizem seus smartphones, não! É para testar o sistema operacional no PC. Essa distribuição permite o dual boot com Windows 8 por ser projetada para processadores com arquitetura x86 (a que é usada em nossos micros). Ainda é uma versão pré-alfa, instável e recomendada apenas para quem manja de programação e imagina o futuro com dispositivos móveis e desktops rodando softwares idênticos. Será que vai acontecer?
https://01.org/android-ia
Forma e função
Que tal um celular que muda de forma conforme nossa necessidade? Duas instituições chegaram a resultados parecidos: o Morphees é fruto de uma pesquisa promovida pela Universidade de Bristol, no Reino Unido; e o Morephone é da Universidade de Queen, no Canadá. Por estimulação elétrica, a superfície dos aparelhos se curva, ganha ou perde volume. As tecnologias acrescentam até dez recursos ao telefone de hoje, como porosidade, ondulação e elasticidade. A expectativa é de que a tecnologia chegue ao público entre cinco e dez anos.
http://youtu.be/oaZHj9SEzLQ | www.hml.queensu.ca/morephone
Celular sem dislexia
Um ambiente virtual de aprendizado para pessoas com dislexia e que façam cursos de educação a distância pelo celular (desde que a instituição de ensino adote o ambiente Amadeus) foi o resultado do trabalho de mestrado de Robson Alves Campêlo. O Amadeus Droid Disléxicos pode ser baixado gratuitamente na Google Play e é compatível com aparelhos com a versão 2.1, ou superior, do Android. Visto como uma evolução do Amadeus Droid, traz recursos úteis também para daltônicos e pessoas com baixa visão.
www.bit.ly/10GQuFI
Marte é logo ali
A organização sem fins lucrativos Mars One abriu seleção para o trabalho mais perigoso do universo: ser um explorador espacial. Quem estiver interessado pode se candidatar a uma das 40 vagas para ser enviado a Marte em 2023. A inscrição deve ser feita pelo site. A viagem não tem volta, e os voluntários vão fundar a primeira colônia de terráqueos fora da Terra. Os escolhidos vão passar por treinamento televisionado, ao melhor estilo BBB. O lançamento, a ida ao espaço e a instalação da colônia também será registrada por câmeras. Interessou? Então corra! Apenas nos dois primeiros dias, a empreitada recebeu 33 mil “currículos”.
www.mars-one.com