Hackers pela humanidade
Cerca de trinta programadores se reuniram em São Paulo, no início de junho, com a missão de desenvolver soluções para amenizar os problemas da cidade. Foi a edição 2010 do Random Hacks of Kindness (RHoK – sigla em inglês que transmite a ideia de hackers em favor da humanidade), movimento que já se dedicou a pensar em soluções para populações atingidas por desastres como os ocorridos no Haiti e no Chile. Entre as propostas criadas pelas cinco equipes que participaram da versão paulista do RHoK, a vencedora foi a solução Shelter Me (do inglês, me abrigue) que ajuda a localização de abrigos para pessoas afetadas por uma enchente. A vítima envia uma mensagem via SMS para um número do Shelter Me e recebe uma resposta com endereço de um abrigo próximo. O segundo colocado foi o projeto Urban Fact, que mobiliza a população para fazer denúncias de depredações, pichações e lixo jogado pela cidade.
www.rhok.org
Novo Docs, para quem não tem Gmail.
O Docs, serviço do Google para edição online de textos, planilhas e apresentações, já está disponível para quem não tem conta no Gmail. Com interface nova, o aplicativo permite salvar arquivos por apenas 24 horas. Depois da edição, o Google oferece um link para o compartilhamento. O Google Spreadsheets – equivalente ao Excel, da Microsoft – também tem novas funções: barra para edição das fórmulas, preenchimento automático das células, cópia de uma página para outra planilha.docs.google.com/demo
Linux, fácil e simples para iniciantes
Juliano Ramos, responsável pelo site Tecnologia Livre, produziu um livro digital – disponível gratuitamente na internet! – para pessoas que nunca usaram Linux ou estão se iniciando no mundo das soluções livres. O e-book, que dá um destaque especial à distribuição Ubuntu, tem dois capítulos escritos em linguagem simples e fácil, sem linhas de comandos “enigmáticas, comuns em livros técnicos”, como diz Ramos. O livro é para download gratuito. Mas quem quiser retribuir a gentileza pode colaborar com o autor fazendo uma doação no próprio site, por meio de sistema de pagamento eletrônico.
www.tecnologialivre.com.br/livro.html
Roteador movido a energia solar
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo um roteador Wi-Fi alimentado a energia solar. Os aparelhos não usam fios, têm autonomia de até dez dias e se comunicam em rede, estabelecendo áreas de conexão à internet. O protótipo, desenvolvido pelo pesquisador Rafael Herrero Alonso, da Escola Politécnica, pesa 20 quilos e está em fase de miniaturização – deve chegar ao tamanho equivalente ao de um CD – e adquirir autonomia para meses de funcionamento. Além dos equipamentos no campus da USP, dois protótipos estão em testes em uma praia de Santos, litoral de São Paulo, onde há internet sem-fio gratuita.
CpqD inova em acessibilidade
Destaque no Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública (Conip) 2010, uma aplicação desenvolvida pelo CPqD permite que o cidadão tenha acesso a serviços públicos por meio de múltiplas plataformas – TV interativa, celular e computador conectado à internet. As interfaces, baseadas no conceito de acessibilidade, que contempla não só pessoas portadoras de deficiências como também com baixo letramento, são resultado de três anos de trabalho dos pesquisadores no Projeto Soluções de Telecomunicações para Inclusão Digital (STID), que teve financiamento do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações. Na demonstração, os visitantes do Conip puderam simular a marcação de consultas médicas por meio de uma set-top box de TV digital interativa e receber a confirmação do agendamento em seu celular, por exemplo.
www.cpqd.com.br
Sistema Nokia carrega celular na bicicleta
Já está no mercado um carregador de celular ecológico. Funciona à base de pedaladas. Lançada pela Nokia, a solução é formada por um um suporte e um dínamo, por meio do qual se conecta o telefone a uma bicicleta.
Os movimentos dos pedais carregam o telefone. A empresa diz que o kit estará disponível antes do final deste ano, mas apenas em alguns países selecionados. Ainda não há previsão de chegada do produto ao Brasil.
Dínamo
Pequeno gerador de energia