Ferramenta gratuita para editar imagens
Compatível com diversos formatos de imagens, o IrfanView é um visualizador gráfico e editor simples, que também exibe slide show, reproduz multimídia, flash, e serve para converter arquivos. Entre outras tarefas de edição de imagens, permite recortar, redimensionar e rotacionar fotos, fazer ajustes de cores, contraste e brilho. Por meio da visualização de imagens em miniaturas, facilita a busca dos arquivos. Disponível para download gratuito, roda em Windows 98, 2000, XP, Vista, 7. O IrfanView pode ser usado em português – basta selecionar como língua padrão, na hora de baixar. O programa ocupa cerca de 1Mb, na versão básica, e pode chegar a 9 Mb, com todos os plugins oferecidos no site oficial.
www.superdownloads.com.br/download/120/irfanview/#ixzz1HFT8uIjk
Professor da Unicamp
cria software.
Rãs agradecem.
O biólogo Francisco Cubo Neto, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu um software educacional para substituir o uso de animais nas aulas práticas. Batizado de Fisioprat, o programa simula o procedimento feito em rãs de avaliação dos reflexos medulares mediante estimulação química e mecânica. O software está em processo de patenteamento e, segundo o biólogo, não existem no Brasil produtos semelhantes. No Fisioprat, há exercícios, resoluções de estudos de casos e as incisões no animal são feitas por meio de animação gráfica. O professor diz que, além da vantagem de poder repetir o experimento várias vezes, quando a aula é feita no laboratório existe a possibilidade de que algo possa dar errado. “Por exemplo, a anestesia mal aplicada pode comprometer o experimento e o animal não responder aos estímulos ou morrer. Com isso, é preciso utilizar outro animal”, esclareceu, em reportagem ao Jornal da Unicamp.
https://plagiarisma.net/register.php
Brasileiros desenvolvem
chip com tecnologia inédita
Pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) desenvolveram um novo tipo de circuito digital, que usa lógica multinível para processar sinais analógicos. O chip pode ser utilizado em computadores, celulares, equipamentos de som digitais. Por operar com múltiplos níveis lógicos – os convencionais operam com apenas dois níveis de tensão elétrica – o dispositivo é menor e agrega mais funcionalidades. Como o Brasil ainda não tem uma fábrica de chips que domine a tecnologia de produção de transistores com 350 nanômetros, os pesquisadores encaminharam o chip a uma empresa francesa, que fabricou oito unidades do dispositivo e devolveu para testes nos laboratórios da UFMS.
www.agencia.fapesp.br
Wallaby converte animações
Flash em HTML5
Desenvolvedores e designers já podem testar a nova ferramenta Adobe que transforma Flash em HTML5, permitindo a compatibilidade de animações feitas em Flash com diversos dispositivos. A aplicação, chamada de Wallaby, é gratuita. E já pode ser baixada para os navegadores Chrome, Safari no OS X, Windows e iOS (iPad, iPhone e iPod). Essa primeira versão não é compatível com filmes e arquivos de som. No site oficial, além do download, os interessados podem participar do forum de debates.
http://labs.adobe.com/technologies/wallaby
Firefox 4 bomba
nos downloads…
Em apenas três horas após lançado na rede,
o Firefox 4 contabilizou 1 milhão de downloads e em poucas horas disparou na frente do Internet Explorer 9 – que foi lançado uma semana antes e chegou a 2,4 milhões de downloads em 24 horas. Analistas apontaram que a nova versão do navegador de código livre da Mozilla chegou com design atualizado, mais velocidade e novas funções. O download está disponível em 70 idiomas, incluindo português. Entre as novidades, estão o botão Firefox, que substitui menus convencionais e um organizador de abas abertas.
… e tem recurso para
proteção de dados.
A ótima notícia é que o Firefox 4 vem com o recurso de proteção a dados pessoais “Do not track”, que permite ao usuário decidir se o site visitado pode capturar os seus dados de navegação. Ao optar por essa modalidade, o usuário tem controle sobre seus dados de navegação, que em geral são usados por empresas de publicidade online para traçar o perfil da pessoa e gerar anúncios relacionados ao conteúdo que ela costuma acessar
(Leia ARede nº 66).
www.mozila.com
Operadora chinesa adota Linux para smartphones
A China Unicom anunciou, no início de março, um sistema operacional baseado em Linux 2,6, que vai competir com o iOS da Apple e o Android do Google. Chamada de WoPhone, a plataforma deverá ser usada em smartphones de baixo custo. Motorola, Samsung, HTC, ZTE e Huawei já apoiaram a iniciativa, comprometendo-se a lançar dispositivos com esse sistema ainda este ano.
www.china.org.cn