Itinerários de ônibus colaborativos
Utilizando o Google Maps para visualização da cidade de Porto Alegre, o estudante Bruno Jurkovski, 20 anos, criou o site colaborativo Poabus, que fornece um aplicativo de busca para itinerários de ônibus. O usuário pode pesquisar linhas e pontos de parada desejados, colocando seu local de origem e de destino. O programa mostra a distância até o ponto. Para pesquisar pelas vias, é só clicar no mapa e fazer a busca. Mas também é possível incrementar o conteúdo do site, dando sua contribuição e adicionando informações como novas paradas de ônibus e linhas. O procedimento é simples: no mapa, basta clicar em cima do local escolhido com o botão esquerdo e inserir o nome, e o sentido de direção. A ideia foi tão positiva que o site chegou a sair do ar pela quantidade de acessos, logo na primeira semana de atividade.
www.poabus.com.br
Ubuntu com touchpad?
Não são só o Mac e o Windows que podem se gabar de ter atalhos touchpad. O Ubuntu também ganhou essa facilidade, com o Touchegg – ferramenta que faz reconhecimento de gestos multitoque. O aplicativo faz o zoom com um gesto semelhante ao usado no iPhone (chamado pinça), além de navegação por páginas da web usando dois dedos. O aplicativo também permite maximizar ou minimizar janelas, redimensionar janelas, mostrar o desktop, emular todas as funções do mouse.
Para alguns modelos de touchpad (como o Magic Trackpad, da Apple), é preciso configurar arquivos de texto, seguindo as instruções do site oficial.
http://code.google.com/p/touchegg
Vinis na net
Uma loja online e coletiva de vinis, para que colecionadores e vendedores anunciem seus álbuns, aproximando compradores dos canais de vendas. Essa é a proposta da Loja de Discos, site criado por três brasileiros, que permite pesquisas por nome de álbuns, artistas e músicas. São aceitos todos os tipos de vinis, novos ou usados. O cadastro é gratuito, para pessoas físicas e jurídicas. Apesar de servir de intermediária na comunicação entre vendedor e interessado, a loja não é responsável pela forma de pagamento e pelo prazo de entrega. Para a cidade de São Paulo, o site oferece o visualizador Google Maps de todos os pontos de vendas. O objetivo desse aplicativo é estimular as pessoas a frequentar as lojas físicas.
Está em andamento a extensão desse
aplicativo para outras cidades do país.
www.lojadediscos.com.br
Resgate de
línguas em extinção
O Indigenous Tweets reúne falantes de línguas ameaçadas de extinção. A ferramenta, criada pelo estadunidense Kevin Scannel, diretor de Ciência da Computação da Universidade Saint Louis, nos Estados Unidos, ajuda a construir comunidades de línguas pelo microblog.
O tuíteiro que desejar encontrar usuários da plataforma em seu idioma encontra uma tabela, na home do Indigenous, com as línguas adicionadas até o momento, informando a quantidade de pessoas e tuítes de cada língua. Após localizar o idioma pretendido, um clique na linha da tabela direcionará para um menu de usuários que usam a linguagem. O Indigenous Tweet é colaborativo. Caso não encontre o seu idioma, o usuário pode enviar, em inglês e na língua de origem, o nome de seu idioma, junto com uma lista de usuários, que serão adicionados.
http://indigenoustweets.com
Skype na sala de aula
Depois de facilitar o trabalho de palestrantes e conectar executivos, amigos e familiares espalhados pelo mundo, com vídeochamadas, a Skype resolveu embarcar no universo escolar, com o lançamento da plataforma Skype na Sala de Aula. Nesse espaço colaborativo, professores podem elaborar projetos para que os estudantes façam atividades em conjunto com alunos das mais diversas localidades, tirar dúvidas com um colega. O site também sugere atividades, como desafiar os alunos a descobrir o local da sala de aula com que estão interagindo, ou colocá-los em contato com uma região ambientada em um livro. Para usar o Skype na sala de aula, o professor deve se logar na página, usando os dados de sua conta Skype, criar um perfil que inclua seus interesses, localização e a faixa etária de suas turmas. O programa já recebeu mais de 11 mil cadastros de professores de 99 países.
http://education.skype.com
Automatização de bibliotecas,
livre para baixar.
Está liberado, no Portal do Software público Brasileiro, o sistema Gnuteca, que automatiza a administração de bibliotecas, independente do tamanho do acervo e da quantidade de usuários. O programa foi criado com base em testes de uma biblioteca real, da Universidade do Vale do Taquari do Ensino e Desenvolvimento Social (Univates), onde está em operação desde fevereiro de 2002. O programa reconhece padrões conhecidos e usados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (Loc – Library of Congress). Não há limite de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso pela internet porque o Gnuteca é um software livre que utiliza como base apenas outros software livres. Para baixar, é preciso se cadastrar.
www.softwarepublico.gov.br/news-item178