Raitéqui – A tecnologia ao seu alcance

A televisão que nos assiste
A emissora japonesa NHK está financiando o desenvolvimento de uma televisão que fica de olho em você. O aparelho vem com uma câmera acoplada, para fotografar as reações dos telespectadores. As imagens vão para um banco de dados, a partir do qual será possível avaliar as reações das pessoas, como o grau de concentração, a satisfação ou a frustração em relação aos programas exibidos. Assim, a emissora espera poder sugerir uma programação que agrade mais a seu público. O sistema é chamado de Tecnologia de Navegação Assistida do Usuário (UTAN). As imagens são processadas por um tablet, que transforma as informações em gráficos. A nova tecnologia já está em testes, nas casas de “cobaias”. 
www.newlaunches.com/archives/the_next_best_thing_since_the_tv_programming_guide.php

Solução brasileira (e livre) para reduzir links
O Va.mu é um encurtador de URLs gratuito, criado com software livre, fruto da competência de desenvolvedores brasileiros da empresa paranaense Valvim. Entre os vários aplicativos que oferece, há compartilhamento direto no Twitter, contador de acessos, conversão da URL em código QR (para celulares), ranking dos links mais acessados, medidor de confiabilidade do site e da empresa de origem e indicação de se é impróprio para crianças. O sistema está disponível para Google Chrome, Mozilla Firefox e Mozilla Ubiquity. Ao toque de um botão, a URL é encurtada automaticamente, pronta para ser compartilhada.
http://va.mu/static/about

Ciência sem fronteiras nas universidades
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou, em junho, mais um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute),
na Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM). Equipamentos de videoconferência com banda larga conectados a vários pontos, em todo o país, permitem aos integrantes da comunidade acadêmica ter acesso a 40 grupos de interesse especial, nacionais e internacionais, que discutem especialidades da saúde, prática de ensino a distância e assistência a pacientes remotos.
www.uftm.edu.br/noticias/ler/codigo/4376

Quer saber o que rola sobre você na web?
Um dos perigos da internet é a construção da identidade virtual. Ou seja: aquilo tudo que aparece, quando alguém digita um nome em um canal de busca, juntando o conteúdo que o próprio usuário posta e o que terceiros postam sobre ele. Algumas vezes, essa brincadeira acaba em surpresas desagradáveis. Pensando nisso, o Google lançou o Me na Web, aplicativo que monitora nomes na rede. Funciona como uma espécie de central que orienta sobre mecanismos disponíveis para controlar as informações liberadas na net. Se o usuário nunca utilizou o Alertas do Google, por exemplo, a ferramenta ensina como fazer e até sugere alguns termos interessantes para monitorar. 
O Me na Web também indica links para recursos de controle das informações
que terceiros publicam a respeito de determinado nome. Pena que está em inglês.
http://googlepublicpolicy.blogspot.com/2011/06/me-myself-and-i-helping-to-manage-your.html

Novo Firefox, com muitas novidades.
A Mozila lançou a 5ª versão do Mozila Firefox para Windows, Mac, Linux e Android. O navegador melhorou o desempenho geral e traz funções como localização de favoritos facilitada, sistema de páginas em abas (não em janelas), controle da aparência, gerenciador de senhas, botão fácil para parar de carregar ou recarregar, entre outros.  A plataforma para Android inclui o recurso de privacidade Não me Rastreie.
http://getfirefox.com

Apache ganha licença do OpenOffice.org

A Oracle doou o código fonte e a licença de marca do OpenOffice.org para a Fundação Apache. O projeto foi recebido pela incubadora da fundação e tem muita gente trabalhando para que não demore a se tornar um projeto graduado. Batizado de AOOo, o código, de acordo com especialistas, poderá ser reestruturado para reutilização por outros projetos (como LibreOffice) de forma modularizada. O usuário escolherá
os componentes e fará a integração de
acordo com suas necessidades.
http://wiki.apache.org/incubator/OpenOfficeProposal