Agência da USP inventa um mouse ergonômico
Entre as doenças por esforço repetitivo (LER), os danos causados pelo uso do computador estão entre os mais comuns. Por isso, a Agência de Inovação da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um mouse ergonômico, baseado na biomecânica da escrita. O aparelho é composto por uma base e uma haste fixa, semelhante a uma caneta. Permite movimentos rotacionais e os botões são acionados na haste, com o dedo indicador. O novo modelo de mouse evita problemas como fadiga muscular e desconforto por forçar a inclinação do músculo do antebraço e a constante extensão do punho. A USP já solicitou patente.
www.inovacao.usp.br/tecnologias.php
A verdadeira força do pensamento
Não, não é história em quadrinhos. É tecnologia mesmo. Uma touca que coloca eletrodos sobre o couro cabeludo utiliza impulsos elétricos cerebrais para manipular computadores, próteses robóticas, cadeiras de rodas. E não é necessária nenhuma intervenção cirúrgica. Basta vestir o adereço, que foi inventado na Universidade de Maryland, Estados Unidos. Os impulsos elétricos são registrados pelos eletrodos, por um procedimento chamado eletroencefalografia, e codificados para comandos que controlam uma interface computadorizada. O invento está focado, por enquanto, em ajudar vítimas de acidente vascular cerebral que tiveram o sistema motor comprometido. Segundo José Contreras Vidal, responsável pela equipe de neurocientistas que criou a touca, a tecnologia vai levar alguns anos para uso comercial.
www.jneurosci.org/content/30/9/3432.abstract
Você pode montar sua própria smart TV
Chegou ao mercado brasileiro uma solução para quem não tem condições de adquirir uma caríssima smart TV (aparelho com conexão à internet). É o Boxee Box, produzido pela D-Link, um media player conectado ao televisor por um cabo HDMI e à internet via Wi-Fi ou Ethernet. Com o aparelho, é possível acessar fotos, compartilhar conteúdos, além de reproduzir vídeos e músicas em streaming. O dispositivo também permite acesso a widgets, programas de canais específicos, como vídeos, previsão do tempo, notícias. Integrador de conteúdos, o Boxee Box conversa com outros dispositivos, como um HD externo, um pen drive, um computador. Nas lojas, o equipamento custa em torno de R$ 900. Mas, como é uma plataforma livre, está disponível gratuitamente na internet.
E o usuário pode baixar o programa para montar o seu widget – só que é preciso enviar ao fabricante para aprovação.
www.dlink.com.br/boxeebox
A suíte que faz muito e não custa nada
O LibreOffice é uma suíte de aplicações de escritório gratuita, destinada tanto à utilização pessoal quanto profissional, compatível com as principais suítes de escritório do mercado, e que oferece todas as funções encontradas em um produto profissional, como editor de textos, editor de planilhas, editor de apresentações, editor de desenhos e banco de dados.
O LibreOffice também oferece exportação para PDF, editor de fórmulas científicas, extensões etc. O programa está disponível em diversos idiomas, incluindo o português, e tem versões para os sistemas operacionais Linux, Windows e Mac.
www.libreoffice.org
Novo e-reader Story HD é adaptado ao Google Books
O Google resolveu entrar no mercado dos e-readers e lançou o Story HD, em julho, nos Estados Unidos. A diferença em relação aos concorrentes é que esse é o primeiro e-reader adaptado à biblioteca online Google Books, que contém mais de 3 milhões de obras, tanto gratuitas como pagas. Não é necessário baixar o conteúdo para um computador e passar para o aparelho. Por meio da tecnologia Wi-Fi, o arquivo é recebido diretamente da plataforma do Google para o dispositivo. O Story HD tem tela de 6 polegadas, com resolução de 1024×768 e teclado QWERTY. A memória interna é de 2 GB, mas poderá aumentar, com cartão SD. Nos EUA, custará US$ 139 dólares. Ainda não há previsão para lançamento em outros países.
http://googleblog.blogspot.com/2011/07/first-google-ebooks-integrated-e-reader.html
Lançada a terceira versão do Mandiva Linux
Após novo adiamento do lançamento do Mandiva Linux 2011, devido aos desenvolvedores solicitarem mais tempo para concluir o trabalho de estabilização, foi lançada a terceira versão Beta do programa: Mandiva Linux 2011 beta 3. Baseada em Kernel Linux 2.638.7, vem com novo arquivo de interface do usuário administrador (UI) Dolphin e um tema de nova interface para widgets KDM e para o ambiente KDE. Também receberam atualizações o painel e o menu de inicialização do sistema.
http://wiki.mandriva.com/en/Mandriva_mirrors
ARede nº72 agosto de 2011
{jcomments on}