Complexo do Alemão entra para o WikiMapa
Uma iniciativa coordenada pela organização não-governamental (ONG) Rede Jovem fará um mapeamento digital de 16 sub comunidades do Complexo do Alemão. Todas as informações serão obtidas nos próprios locais e postadas na plataforma Wikimapas, de forma colaborativa. Criada em 2009 pela ONG, a plataforma é alimentada via celulares com GPS e internet. É possível inserir dados de estabelecimentos comerciais, o que facilita a identificação de endereços, pois várias casas do complexo não têm numeração. Jovens das comunidades vão registrar imagens com celulares 3G fornecidos pelas empresas Vivo e Telefônica. A estimativa é de que até dezembro a região esteja completamente mapeada. Até agora, já foram mapeados o Complexo da Maré e as comunidades Cidade de Deus, Pavão, Pavãozinho e Santa Marta. Para colaborar com o projeto é preciso apenas se cadastrar no site da plataforma.
Chip detecta HIV em 15 minutos
Já existe um chip capaz de diagnosticar, em 15 minutos, se uma pessoa é soropositiva. E a previsão é de que chegue ao mercado custando de 1 a 3 dólares. Desenvolvido na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o Mchip tem o tamanho de um cartão de crédito e contém microtubos de ensaio e reagentes químicos. Basta inserir uma gota de sangue. O chip foi criado em parceria com a empresa Claros Diagnostic e o equipamento completo para realizar o teste custa 100 dólares. Além do HIV, é possível detectar outras doenças, como sífilis.WA equipe responsável pelo projeto esteve, nos últimos quatro anos, em Ruanda, na África, testando o aparelho com sucesso. O benefício do novo chip será imenso, especialmente para os povos da África, que não têm acesso a tecnologias sofisticadas.
http://va.mu/Eogm
Cão guia digital reconhece sinais sonoros
A visão está situada no cérebro e não nos olhos, como muita gente pode imaginar.
O cérebro pode ser treinado para substituir a visão usando outro dos cinco sentidos humanos, desde que as informações necessárias sejam passadas. Esse processo é chamado de substituição sensorial. Essa é a premissa do aparelho vOICe, que escaneia imagens de ambientes e as transforma em sinais sonoros. Com esse recurso, deficientes visuais podem identificar objetos. As informações auditivas são captadas e transmitidas com base no volume do objeto e na frequência de som. O som alto significa que o objeto está próximo; baixo, que está distante; se não há som, indica que não há objetos. A frequência indica a localização: as frequências maiores são para os objetos mais altos.O aparelho foi criado pelo engenheiro holandês Dr. Peter Meijer, que doou o invento para a Queen Mary University, de Londres. O único pedido feito pelo engenheiro foi o desenvolvimento de pesquisas na área.
www.sbcs.qmul.ac.uk/staff/michaelproulx.html
Ferramenta de desenho vetorial em código aberto
O sK1, que é um programa de ilustração open source, pode substituir um software proprietário profissional como Corel Draw ou Adobe Illustrator. O sK1 está disponível apenas para usuários do GNU/Linux, porém o port para desktops Win32 e MacOS X já está nos planos da equipe de desenvolvimento. O sK1 suporta características profissionais de publicação, como cores CMYK, separações, gerenciamento de cores ICC e saída para PDF. Também está disponível em pacotes compilados de 32 e 64 bits, prontos para instalação, para as distribuições GNU/Linux: Ubuntu, LinuxMint, Mandriva, Fedora e OpenSuSE, além do tradicional arquivo .tar.gz
http://sk1project.org
A última versão Alpha do Ubuntu 11.10
Enquanto é finalizada a versão definitiva do Oneiric Ocelot, conhecido também como Ubuntu 11.10, a Canonical lançou a terceira e última versão Alpha do sistema. Nessa versão, já é possível identificar as principais mudanças, porque até o lançamento do programa final, previsto para 13 de outubro, o trabalho dos desenvolvedores vai se concentrar apenas em remoção de bugs
e estabilização. As principais novidades são: inclusão do Linux Kernel 3.0 e GNOME 3.1.4, a troca do Evolution pelo Thunderbird, da Mozilla, como cliente de e-mail. E também a atualização do Gwibber e a troca do programa gerenciador de logins, GDM, para a chegada da LightDM.
www.ubuntu.com
Software livre recria imagens tridimensionais
O Invesalius é um software livre que recria tridimensionalmente órgãos do corpo humano em tamanho real, baseando-se em imagens de ressonância magnéticas e tomografias computadorizadas. A tecnologia permite fazer prototipagem rápida, usando materiais como gesso, cerâmica, plástico e metal.
O programa serve para planejar cirurgias e confeccionar próteses em diversas áreas, como odontologia, veterinária, arqueologia e engenharia, diminuindo os riscos de erros. Desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, centro de pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Invesalius pode ser usado nos sistemas operacionais GNU/Linux e Windows. Além do português, está disponível
em inglês, francês e espanhol.
http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/wiki/InVesalius/pt/Download
{jcomments on}