Problema na rede?
O alarme avisa COM ANTECEDÊNCIA !
ARede nº65 dezembro de 2010 – O programa foi desenvolvido pelo analista de sistemas Bruno Bogaz Zarpelão, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trata-se de um sistema computacional que detecta anomalias de forma simplificada. Cada administrador pode determinar o que é ou não considerado anomalia. A partir desses parâmetros, quando surge um comportamento anormal, um alarme avisa o responsável. “Uma situação na qual o sistema gerou, inicialmente, 170 alarmes, ao monitorar os objetos de gerência, pode, a partir da análise destes alarmes iniciais, ter uma redução para apenas 15, os quais trazem o panorama de toda a rede, sem que se perca qualquer informação”, assegurou Zarpelão, em reportagem ao Jornal da Unicamp. Ele e outros alunos do Laboratório de Redes de Comunicações (LaRCom), onde o projeto está em desenvolvimento, já estão trabalhando no aperfeiçoamento do programa em relação à interface gráfica e à aplicação prática.
www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2010/ju479_pag11.php
Linux para processadores de até 48 núcleos
Pesquisas de cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, indicaram que o sistema operacional Linux poderá suportar um aumento que chegue a até 48 núcleos dentro de um único processador. A conclusão foi tirada depois de testes de aplicativos e benchmarking em um sistema de oito processadores de seis núcleos De acordo com os pesquisadores, o Linux
está pronto para, no futuro, continuar compatível com os novos hardwares, sem grandes impactos na área de software.
http://web.mit.edu/newsoffice/2010/multicore-0930.html
Dados intactos e legíveis.Para todo o sempre.
Um software de código aberto – e gratuito – garante que, no futuro, dados armazenados digitalmente sejam acessados e facilmente compreendidos, independente de qualquer mudança tecnológica que aconteça. Criado por cientistas europeus, do projeto Caspar, o programa permite que os números possam ser extraídos a qualquer momento e os relacionamentos entre os dados possam ser entendidos e manipulados em qualquer software. De acordo com os desenvolvedores, a ferramenta foi testada com sucesso em diferentes tipos de dados científicos, culturais
e artísticos. Para conferir, é só baixar.
www.casparpreserves.eu
Biblioteca Digital Mundial.
com textos Em português.
Mapas, textos, fotos, filmes de todo o mundo e de todos os tempos. Em sete idiomas, português inclusive. Você acessa as relíquias culturais do planeta, escolhendo o período e a área geográfica que quer pesquisar. Resultado de um projeto da Unesco, em parceria com 32 instituições, o siteda Biblioteca Digital Mundial mostra, por exemplo, o Hyakumanto Darani, documento em japonês do ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato asteca que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século 13, da Biblioteca Nacional da Suécia. O visitante pode virar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. Com excelente definição das imagens.
www.wdl.org
Uma aula de História ilustrada e animada
Um guia audiovisual da história da Europa e do Oriente Médio, desde o início do século 11 até hoje, pode ajudar a tornar as aulas de história mais animadas. Baseado em mapas, o Centennia Historical Atlas é dinâmico, e exibe 9 mil mudanças nas fronteiras dos países. Está disponível, gratuitamente na internet, uma edição que abrange da Revolução Francesa até a Era Napoleônica, de 1789 até 1819. A versão completa, com todos os dados, mapas e textos do ano 1.000 até a atualidade, também pode ser baixada. Mas para ter acesso é preciso pagar US$ 79.
http://historicalatlas.com/download.html
Editor de partituras livres, fácil até para crianças.
Disponível gratuitamente na web, o EdiTom tem tutores de flauta, violão e teclado. Mostra as posições de cada nota ou acorde, na sequência da partitura. Outra função é o Ouvido Digital, para iniciantes. Ao facilitar a criação da relação entre os sons produzidos e a música, o software transforma um assobio em notas colocadas na partitura, interpretando as notas, durações e oitavas. Além da forma tradicional, o software apresenta partituras em mais cinco formas diferentes: formas ovais coloridas sem o pentagrama, com simbologias de escrita acrescentadas em cada forma, até a sexta forma, que é a partitura tradicional. Com o aplicativo, o usuário pode tocar uma partitura como se fosse um software de karaokê. Pode repetir o exercício ou acompanhar a partitura, utilizando o teclado do computador como se fosse um instrumento musical.
www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/
detail-community