A tecnologia ao seu alcance
Mente livre e conhecimento compartilhado
A Comunidade Mente Livre Brasil é uma organização sem fins lucrativos que suporta diversas Distribuições Linux comunitárias, buscando agregar conhecimentos relacionados a softwares livres em todas as esferas do conhecimento humano.
O projeto suporta, no fórum, as distribuições Linux Parted Magic e PCLinuxOS, incluindo suas variantes, mas na sala Mente Livre você pode tirar duvidas a respeito de qualquer software livre, encontrando alguém que trabalhe com as mesmas funcionalidades e ferramentas que você. Como o foco são as distribuições Linux comunitárias e softwares livres em geral, a comunidade está aberta a oferecer suporte a projetos que queiram participar. www.mentelivrebrasil.org/portal
Comandos e heróis
Duas listas bacanas: uma de “Sete comandos para começar a tarde bem”, com comandos para serem usados no console do Linux, publicada no site Linux Mafia. Há comandos para repetir último comando como super usuário; para gravar DVD; para mudar o tamanho de imagens; para mandar textos para o Twitter a partir da linha de comando; assistir Guerra nas Estrelas. A outra lista é de heróis do software livre. Não é uma lista nova – foi publicada na Free Software Magazine, por Tony Mobily, em junho de 2008. Mas agora existe uma versão em português, no portal da Associação do Software Livre. É uma delícia ler uma lista de 16 nomes, que começa com Robert Stallman e passa por Lawrence Lessig, Sir Tim Berners-Lee, Linus Torwalds e Pamela Jones. A trajetória do software livre não se resume aos feitos desses heróis. Mas a lista traz a contribuição de cada um deles para tornar possíveis maravilhas como o GNU/Linux, a internet baseada em protocolos abertos, as redes Bit Torrent. É uma pequena aula de história. Alguém se arrisca a fazer uma lista dos heróis do software livre no Brasil e de suas contribuições?
www.linuxmafia.com.br/node/8
http://softwarelivre.org/portal/comunidade/herois-do-software-livre-uma-lista-de-stallman-ao-google
5º Encontro da Comunidade Phyton
Foto: Divulgação
O 5º Encontro da Comunidade Phyton do Brasil será entre 10 e 12 de setembro, em Caxias do Sul (RS). Python é uma linguagem de programação dinâmica de altíssimo nível, utilizada em larga escala por empresas como Google, Dreamworks e Industrial Light & Magic. No Brasil, é utilizada pela Locaweb e Globo.com, além do Serpro, entre outros. A Python Brasil é realizada desde 2005, com participantes de todo o país, além de palestrantes de renome nacional e internacional. A comunidade brasileira Python tem cerca de 3 mil usuários cadastrados. A Associação Python Brasil (ApyB) é a entidade legalmente registrada, que tem como meta apoiar as comunidades relacionadas com a linguagem Python e que conta com a participação de 120 registrados. No ano passado, 350 pessoas participaram do encontro. Este ano, estará presente Jacob Kaplan-Moss, um dos criadores do Django, um arcabouço de desenvolvimento para a web desenvolvido em Python. www.pythonbrasil.org.br/2009
Software traduz partitura para LINGUAGEM braille
Um programa que faz a leitura de partitura e traduz para a linguagem de sinais braille foi desenvolvido por professores do Núcleo de Comunicação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O software é parte do projeto Musibraille, que capacitará profissionais de educação musical para trabalhar com músicos e estudantes cegos. Essa é a primeira ferramenta em língua portuguesa a fazer a transcrição de partituras para braille. Serão realizadas, em cinco capitais brasileiras, uma em cada região geográfica do país, oficinas de capacitação para utilizar o programa. O treinamento começou em Brasília e já passou por Recife (Pernambuco). Em Belém (Pará), a oficina será de 2 a 5 de setembro; no Rio de Janeiro (RJ), de 6 a 9 de outubro; e em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), entre 10 e 13 de novembro. O software pode ser baixado pelo site do Musibraille.
http://intervox.nce.ufrj.br/musibraille
Software livre para clipping
Ilustração: Ohi
O software Apoena, desenvolvido pelo Banco do Brasil para facilitar o acesso à informação nos telecentros apoiados pela instituição em todo o país, está disponível no Portal do Software Público Brasileiro. A ferramenta elabora clippings de notícias, coletando e processando informações de mais de 300 fontes. O usuário pode definir e filtrar os assuntos de seu interesse, bem como encaminhar as notícias por e-mail para outras pessoas cadastradas no sistema. Para baixar, é só acessar o endereço e preencher o cadastro. O Apoena foi desenvolvido nas linguagens Shell Script, Java e PHP. E usa o banco de dados MySQL. www.softwarepublico.gov.br
Este artigo irá se autodestruir em cinco segundos
E-mails, posts em sites de relacionamento ou mensagens trocadas em um chat poderão ser programados para se autodestruir automaticamente, tornando-se irrecuperáveis de todos os sites, caixas de saída, caixas de entrada, cópias de segurança e de qualquer outro lugar por onde tenham trafegado ou sido salvos. Criado por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, com o nome de Vanish, um sistema gratuito, e de código aberto, garante que nem o remetente consegue recuperar as mensagens. O prazo de validade pode ser inserido a partir do programa de e-mails ou pelo navegador, para os sistemas de webmail. O Vanish foi testado nos principais sistemas de troca de mensagens disponíveis. As mensagens enviadas utilizando o Vanish recebem uma chave secreta e são criptografadas com base nessa chave. A seguir, o programa divide a chave em dúzias de partes e as distribui para computadores aleatórios nas redes peer-to-peer (P2P). http://vanish.cs.washington.edu.
O “Google” brasileiros da informação jurídica
A Secretaria Especial de Informática do Senado, o Prodasen, lançou a Rede de Informação Jurídica e Legislativa – Lex ML Brasil, uma espécie de “google” especializado em informações jurídicas e legislativas. Desenvolvido em software livre e composto por banco de dados de 28 provedores públicos, o sistema reúne leis, decretos, acordos, súmulas, jurisprudências, projetos de leis e outros documentos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas municipal, estadual e federal. Mais de um milhão de documentos estão disponíveis no portal.
http://projeto.lexml.gov.br
P2P Do inglês peer-to-peer (par-a-par), é uma arquitetura de sistemas distribuídos. Cada nó realiza tanto funções de servidor quanto de cliente. As informações trocadas pelos usuários são distribuídas por esses computadores.