Pedagogia não se dá apenas em sala de aula. A informática é um ótimo
instrumento educacional para professores e estudantes. E a internet tem
auxiliado — e muito — os interessados em utilizar ferramentas de ensino
invadoras.
O Cambitolândia é um dos repositórios de programas pedagógicos
infanto-juvenis. Professores de Geografia podem utilizar o
Quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as
localizações dos Estados. Assim como o Pintando no Pedaço — Regiões do
Brasil: o usuário escolhe uma cor para representar cada região e clica
nos estados correspondentes. Quem leciona Ciências Naturais pode
explicar os ciclos da água brincando: basta interligar as denominações
correspondentes às operações naturais representadas em um gráfico.
Já o pessoal do Tux4Kids desenvolveu outras ferramentas educacionais — infelizmente, todas em inglês. Entre os games,
está o TuxType (Mascote Digitador). Um programa de digitação com
metodologia semelhante à dos conhecidos. A diferença é a interface: o
usuário, além de ter diversas opções de escolha, pode desenvolvê-la.
Além disso, o volume e os efeitos sonoros podem ser configurados. O
estudante digita pelo teclado as letras correspondentes, que aparecem
na tela. Os estágios são divididos em níveis de dificuldade. Nem parece
um curso.
Quem deseja salvar cidades sob risco de algum tipo de destruição, pode
usar a matemática. Com o TuxMath (Mascote Matemático) — também da
equipe Tux4Kids —, o jogador defende uma cidade resolvendo operações
matemáticas.
É possível conferir na edição nº 18 de ARede uma reportagem sobre o
Projeto Classe, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que
montou um repositório com programas para uso pedagógico em sala de aula.
http://tuxtype.sourceforge.net/ — TuxType
www.newbreedsoftware.com/tuxmath/ – TuxMath
www.arede.inf.br – No campo buscas, utilize o filtro “frase exata” e
digite “Programas pedagógicos em código aberto” para acessar a
reportagem de ARede