Quer “aumentar” sua realidade?
A chamada Realidade Aumentada combina elementos virtuais com elementos da realidade e tem inúmeras aplicações
SÉRGIO AMADEU DA SILVEIRA
ARede nº54 deszembro/2009 – Imagine como a realidade aumentada pode mudar nosso convívio social. Por exemplo, hoje a computação visual permite a condução de veículos sem a necessidade de motorista. Sem dúvida, isto pode aumentar o insustentável número de carros nas ruas, mas pode dar mais autonomia às pessoas com deficiência visual e com dificuldades de locomoção. Podemos criar máquinas operadas por software que utilizem a tecnologia da realidade aumentada e que possam ser controladas por comando de voz. Uma cadeira de rodas, por exemplo, que pega o melhor trajeto da internet e que consegue levar seu passageiro, sem a necessidade de um condutor, até o seu destino, desviando de objetos e de obstáculos, além de obedecer a sinalização de trânsito.
Mas o que é a chamada realidade aumentada? Realidade Aumentada é um segmento da ciência da computação que integra objetos virtuais ao mundo presencial e permite que nossos movimentos concretos interfiram no cenário virtual. Trata-se de pesquisas que unem computação e a captura de imagens em movimento. Vários experimentos asseguram o rastreamento e reconhecimento de sinais e símbolos por mecanismos de visão e sensores que enviam dados para serem processados pelo programa de computador.
Para o pesquisador Ronald Azuma, “um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos e, através destes, ver o mundo real em paralelo com imagens geradas por computador e projetadas no mundo” (ver Wikipedia). Ainda na Wikipedia, podemos encontrar uma passagem bem esclarecedora construída por Azuma. Ele define a Realidade Aumentada como um sistema que:
1 – combina elementos virtuais com o ambiente real;
2 – é interativa e tem processamento em tempo real;
3 – é concebida em três dimensões.
O termo Realidade Aumentada foi criado por Tom Caudell, em 1992 enquanto ajudava trabalhadores da Boeing a juntar cabos dentro de uma aeronave. Segundo os relatos do livro Fundamentals of Wearable Computers and Augmented Reality, escrito por Woodrow Barfield e pelo próprio Caudell, eles queriam saber como as técnicas da Realidade Virtual poderiam ser usadas na cosntrução de aviões para melhorar a conexão dos complexos sistemas de cabos que conectam as partes das aeronaves. Foi aí que Caudell pensou em “aumentar”a realidade.
A Realidade Aumentada está sendo usada para aperfeiçoar e melhorar o aprendizado, inclusive na área de saúde. Para entender melhor, você pode assistir aos diversos vídeos que existem no YouTube sobre o seu uso. Um dos vídeos mais interessantes está em inglês e chama-se “Augmented Reality by Hitlab”. Entre outras aplicações, este vídeo mostra o uso da Realidade Aumentada para apoiar cirurgias, a partir da inclusão no campo de visão dos médicos de tabelas, legendas, até um raioX virtual ou uma tomografia e imagens retiradas de ultrassom em tempo real.
As pesquisas com Realidade Aumentada buscam transformar o foco de interação das pessoas com o computador. O sistema de interação passa a ser o ambiente todo e não apenas um local específico ou uma única interface. Com a inserção de informação diretamente no ambiente, podemos alterar profundamente nossa realidade. A Realidade Aumentada caminha para a expansão das telas do computador para o ambiente presencial. Ícones e interfaces poderão saltar e atender nossas necessidades informacionais. Para isso, precisaremos somente de um óculos que garanta a visão normal e a aumentada.
Os jogos com Realidade Aumentada podem ser bem mais instigantes, uma vez que lidam com objetos virtuais tridimensionais sobrepostos ao cenário real, requerendo do jogador maior capacidade de percepção e de raciocínio espacial. Aulas e livros podem ficar mais interessantes e ampliar nossa capacidade cognitiva. É possível melhorar o ensino de matemática e até de música com a tecnologia da Realidade Aumentada.
Um dos programas mais utilizados para o desenvolvimento de aplicações para a realidade aumentada é o ARToolKit. Trata-se de um software livre que, baseado nas técnicas de Visão Computacional, calcula em tempo real a posição e a orientação da câmera de captação de imagens em relação aos marcadores de referência. Com isso, os objetos virtuais tridimensionais programados são sobrepostos e alocados ao cenário presencial conforme aqueles marcadores.
Na verdade, o ARToolKit é um framework para a construção de aplicações de realidade aumentada. (http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/). É multiplataforma, pois sua biblioteca 3D pode ser executada em GNU/Linux, Mac OS e Windows. Suporta ainda diversos formatos, suas APIs são simples, modulares e escritas na linguagem de programação Ce, sua rápida renderização é baseada em OpenGL. A licença é GPL, criada e mantida pela Free Software Foundation.
http://realidadeaumentada.com.br/
Sergio Amadeu da Silveira é sociólogo, considerado um dos maiores defensores e divulgadores do
software livre e da inclusão digital no Brasil. Foi precursor dos telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.