Recife sediará o 2º Fórum da Internet no Brasil

Inscrições e pedidos de auxílio participação podem ser realizados pelo site até 25 de maio

21/05/2012 – O 2º Fórum da Internet no Brasil está com inscrições abertas e será realizado entre os dias 3 e 5 de julho, em Recife (PE). Promovido novamente pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o evento manterá a estrutura adotada em 2011, com grupos temáticos de discussão (chamados de trilhas). A novidade para esta edição será a realização de “desconferências” e das palestras técnicas.

De acordo com Veridiana Alimonti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e uma das representantes do Terceiro Setor no CGI.br, as “desconferências permitem interação mais livre entre os participantes. A ideia é, assim, promover a troca de experiências sem que seja necessária a inscrição prévia dos temas discutidos”. Desde o início do evento estará disponível um painel com as salas e os horários vagos para que os participantes possam preenchê-lo com as suas propostas de atividades.

A primeira edição do Fórum da Internet no Brasil, realizada em São Paulo no ano passado, reuniu 784 participantes vindos de todas as regiões do país. O evento contribuiu para o debate em torno de alguns dos desafios atuais e futuros da internet, sobretudo pelo momento de decisões e mudanças que a rede atravessa, tanto no exterior, como no Brasil.

O CGI.br entende que o 1º Fórum  da Internet no Brasil atingiu os objetivos propostos ao debater questões fundamentais envolvendo, desde legislação e regulamentação, até aspectos técnicos vitais para a cidadania da rede. Além disso, para a instituição, o grande consenso alcançado foi que nenhum regulamento ou nenhuma lei deve alterar a liberdade de expressão e criação tecnológica que caracteriza a Internet desde a sua concepção.

Para o evento de julho em Recife, os organizadores esperam novamente reunir protagonistas do debate sobre o momento atual e os avanços necessários para a internet no Brasil em cinco trilhas: Conteúdos e Plataformas, Governança Global, Inclusão Digital, Marco Civil e Propriedade Intelectual. Além disso, o Fórum busca democratizar as discussões relativas à internet, envolvendo diferentes setores e aproximando mais pessoas do tema.

Auxílio-participação

Assim como aconteceu no ano passado, também para esta edição o CGI.br destinou recursos para custear pesquisadores, educadores e representantes de instituições e movimentos que notadamente não têm recursos próprios para comparecer ao Fórum. Interessados em solicitar o auxílio-participação devem se inscrever até o dia 25 de maio. (Da assessoria de imprensa)

Mais informações: http://forumdainternet.cgi.br.
{jcomments on}