Rede social Colab.re cria mapa virtual de mobilidade urbana

27/01 - O projeto consiste em coletar informações e propostas de melhorias das condições das calçadas, por meio da interação de usuários na rede social.

Do Wireless Mundi

27/01/2014 – A rede social Colab.re iniciou pela cidade de São Paulo um projeto para coletar propostas de melhorias das condições das calçadas em municípios brasileiros, por meio da interação de usuários na rede social. O mapa virtual, com as condições das calçadas do município, foi disponibilizado no sábado, 25, aniversário da cidade de São Paulo. A iniciativa integra projeto que visa a melhoria da mobilidade urbana nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo Brasil 2014.

Em parceria com o site Catraca Livre, o projeto consiste em coletar fiscalizações e propostas de mudanças das condições das calçadas dos municípios brasileiros, a fim de gerar um diagnóstico online que será entregue aos gestores públicos, até junho deste ano. Após passar pela capital paulista, a ação segue para Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá. “O nosso objetivo é incentivar uma maior consciência dos gestores públicos em prover melhorias com base em projetos e participação popular”, explica Gustavo Maia, sócio-fundador do Colab.re.

Lançado em 2013, o aplicativo Colab.re permite que os usuários interajam entre si e com a gestão pública de todo o Brasil. Assim, as pessoas podem fiscalizar problemas diários, por meio de textos, fotos e geolocalização, propor soluções, e ainda endossar outros relatos, compartilhando-os ou apoiando o pedido de mudança. Além da web, o Colab.re está disponível em aplicativo para os sistemas android e ios. Atualmente, a rede social ultrapassa 30 mil usuários cadastrados em todo o Brasil.

O Catraca Livre é uma plataforma de jornalismo comunitário que produz notícias com a colaboração de uma rede de contatos, idealizado e sob a gestão do jornalista Gilberto Dimenstein, e distribui essas informações na internet, jornal, rádio e TV.