Da redação
22/05/2013 – A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura na próxima segunda-feira (27), três núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Os beneficiados serão o Hospital Municipal Mário Gatti (HMMG), o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) da Universidade Federal de Minas Gerais e o Hospital Universitário da Grande Dourados (HUGD) da Universidade Federal da Grande Dourados.
Com a inauguração, a Rute passará a ter 76 núcleos em operação. Entre outros objetivos, a rede integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião continuada e educação permanente, e webconferência, entre hospitais universitários e universidades, através da RNP.
Segundo o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, o fomento a essas ações possibilita o desenvolvimento da educação e da pesquisa além de facilitar a atenção à saúde no país. “Com a interação de grupos de interesse, os especialistas discutem novas metodologias de tratamento e passam dados para colegas, profissionais de saúde e residentes. Dessa forma, estamos na linha de frente nessa atuação no mundo e, por isso, temos recebido o reconhecimento mundial da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma.