24/01/2012 – A partir de hoje (24), os moradores de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, terão mais dez pontos para acessar a internet, gratuitamente, em alta velocidade. O acesso, provido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) tem, em média, velocidade de 30 Mbps. Ribeirão Preto investe desde 2009 em infraestrutura de TI e telecom e, hoje, tem uma rede de fibras ópticas de mais de 100 quilômetrose cinco torres para a expansão do sinal em praças, parques, secretarias e em outros pontos públicos, como rodoviária.
De acordo com o diretor de TI da Coderp, Mauro Rosa Peixoto, todos os órgãos municipais, incluindo escolas e postos de saúde, estão conectados (a maioria por fibra e os prédios mais distantes do centro via rádio). Além dos dez pontos para acesso à internet que inaugurados nesta terça pela prefeita Dárcy Vera, existem outros 12 já em funcionamento. “Para se conectar basta que o cidadão tenha um dispositivo com acesso a internet”, diz Peixoto. No local com o sinal aberto há uma senha para que ele possa se conectar à rede. Essa senha, no entanto, muda diariamente, segundo o diretor de TI para evitar “uso indevido da rede”.
Sistemas
A Coderp mantem e opera 161 aplicativos em rede, que propiciam a informatização de todos os órgãos da administração direta, indireta, autarquias e fundações do município. A empresa também disponibiliza o domínio e conhecimento sobre esses sistemas para municípios da região interessados em adquiri-lo. “O próximo passo é iniciar o envio de SMS para os usuários dos serviços municipais, informando, por exemplo, sobre agendamento de consultas ou informações para os alunos das escolas públicas”, conta Peixoto.
A informatização no município permitiu que a prefeitura criasse novos serviços, como o Empresa Fácil. O projeto começou em março de 2011 e tem mais de 2.600 empresas cadastradas. O sistema permite cadastro on line de novas empresas, agilizando o processo de formalização, otimizando custos e tempo, além de incentivar a instalação das empresas.
O Empresa Fácil trabalha em conjunto com as secretarias da Fazenda e Planejamento, a Coderp e a área de Fiscalização Geral. O programa oferece serviços on line para alteração cadastral, abertura e encerramento das inscrições municipais, que poderão ser resolvidos em até dois dias, com acompanhamento via internet. A ferramenta beneficia também os órgãos e secretarias envolvidas, levando em conta a utilização da internet para fazer as análises e acompanhamentos, sem a montagem de processos feitos em papel e avisos pelo correio, contando com controle e segurança.
Na mesma linha do Empresa Fácil, já existe a Declaração Eletrônica de ISS e Nota Fiscal Eletrônica, que emite as notas e a escrituração digital. O projeto ajudou na redução de custos de impressão, redução de custos de armazenagem de documentos fiscais, simplificação de obrigação contábeis, eliminando custos de carimbos, cópias, assinaturas e a idas e vindas de funcionários ao balcão de atendimento.
{jcomments on}