Da redação, com assessoria de imprensa
09/04/2013 – O governador Sérgio Cabral e o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, entregaram ontem (8/4) notebooks a internos e ex-internos do sistema prisional que apresentaram os melhores resultados no Sistema de Avaliação de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) em 2011. Ao todo, 92 detentos e 25 já em liberdade foram contemplados.
Os equipamentos foram repassados às famílias de todos os internos que receberão as máquinas após a saída do sistema prisional. O evento aconteceu no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara e é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Administração Penitenciária.
Durante a cerimônia, o governador Sérgio Cabral anunciou que um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) será instalado, até o final deste ano, no sistema penitenciário. “Quero dizer a vocês que esta turma que está aqui, de mulheres e homens, é formada por verdadeiros heróis. Porque nós temos um milhão de estudantes no Estado do Rio, e esta rapaziada ficou entre os 10 mil melhores. Então, agarrem esta oportunidade, porque certamente a família de vocês está num orgulho danado. Quero dizer que a nossa meta é, até o final do ano, inaugurarmos um CVT dentro do sistema penitenciário”, disse.
Marco Aurélio Lopes Martins, de 32 anos, foi um dos beneficiados. Fez questão de ir ao evento para receber seu notebook. “Acho que isso representa um avanço dentro do sistema, sabemos que lá dentro não é fácil e que através deste incentivo creio que muitas pessoas terão uma direção na vida. Há pessoas lá que querem mudar realmente. O notebook será muito útil, inclusive para os meus estudos, porque hoje, aqui fora, faço cursos para me aperfeiçoar”, contou.
Mulher de um dos internos do sistema prisional do Estado do Rio, Solange de Oliveira, 41 anos, acha que o conhecimento é uma grande porta que se abre para muitas pessoas que nunca tiveram a chance de ir à escola ou de completar seus estudos. “Acho uma ótima oportunidade, quando ele sair, daqui a alguns meses, entrego o notebook”, disse.