Rio Grande do Sul usa rede elétrica para ampliar acesso à internet

As conexões não são para usuários finais, mas para programas de capacitação de recursos humanos da área da saúde e de melhoria no atendimento aos cidadãos.

13/04/2010 – (Do Tele.Síntese) Três municípios do Rio Grande do Sul, localizados no extremo Sul do estado, vão construir suas redes digitais, apoiados no backbone de fibras ópticas da Companha Estadual de Energia Elétrica – CEEE. Candiota (9 mil habitantes) e Piratini (25 mil habitantes) já passaram pela fase inicial de treinamento de pessoal e licitação dos equipamentos para a montagem da rede, que terá servidores centralizados na prefeitura integrando escolas, unidades de saúde, órgãos da prefeitura e do governo do estado, como Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A conexão dentro da sede do município terá parte em fibra e parte via rádio. A zona rural será atendida por rádio. Camaquã (60 mil habitantes), o terceiro município do piloto, terá seu projeto iniciado este ano.

O projeto RS Digital foi apresentado hoje, em São Paulo, pelo secretário de Ciência e Tecnologia interino do Rio Grande do Sul, Júlio César Ferst, durante o 7º Wireless Mundi, promovido pela Momento Editorial e Techpolis Consultoria. Responsáve l pelo projeto, no qual já investiu perto de R$ 2 milhões, o objetivo da Secretaria de C&T, segundo Ferst, é criar paradigmas de cidades digitais que possam inspirar e orientar os pequenos municípios que querem levar a internet a seus cidadãos.

O projeto RS Digital está associado a um programa de telemedicina, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Saúde e Instituto do Coração. “Não é um programa para navegar na internet, mas para capacitar recursos humanos, integrar serviços públicos e melhorar o atendimento ao cidadão”.

Ferst explicou que o estado elegeu a parceria com a CEEE pelo fato de o maior custo da conexão à internet para as prefeituras estar no aluguel dos links das operadoras de telecom. E anunciou que a CEEE pretende completar seu anel de fibra óptica no estado, o que permitirá atendimento a um grande número de municípios.