Da redação, com assessoria de imprensa
05/02/2014 – Representantes do governo do Rio de Janeiro, da Fundação Xuxa Meneghel e do Instituto Embratel inauguraram na segunda-feira (3) o Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba (RJ). A região de Pedra de Guaratiba possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro. A escola de ensino médio terá curso técnio-profissionalizante em telecomunicações, de período integral.
“O Instituto Embratel espera tornar o colégio um importante centro de aprendizado e de capacitação de jovens para o mercado de trabalho”, disse Oscar Petersen, presidente do Instituto Embratel. O Instituto assumiu os custos de contratação do corpo docente para as disciplinas técnicas. Também fez consultoria pedagógica durante o desenvolvimento do plano de curso e adquiriu o acervo bibliotecário sobre telecomunicações, além dos softwares específicos. Além disso, arcou com estruturação e implantação dos laboratórios de eletroeletrônica, telefonia/fibra óptica, WLAN e TV/Satélite e vai financiar a manutenção e fornecimento de material e insumos.
O colégio foi construído um em terreno doado pela Fundação Xuxa Meneghel e atenderá a 420 alunos, distribuídos em 12 turmas de 35 alunos, durante os três anos de formação. Com o objetivo de garantir que os jovens da região tivessem acesso ao colégio, a Fundação Xuxa Meneghel ainda realizou uma grande divulgação na comunidade e criou, em parceria com o SESI, o Projeto Pré-Técnico Comunitário Acorda Pedra, com aulas preparatórias para o processo seletivo. Do total de alunos aprovados para estudar no colégio, 10% são oriundos do projeto.