11/06/2014 – Os usuários de ônibus da cidade do Rio de Janeiro receberam nesta terça-feira (11/06) uma ferramenta que vai permitir acessar, em tempo real, dados sobre as linhas e trajetos dos ônibus e suas localizações, além de pontos turísticos no entorno da localização do usuário. Trata-se do programa “Rio Smart City”, que vai fixar, inicialmente, adesivos com QR Code em cinco mil pontos de ônibus com informações em português, inglês e espanhol.
O lançamento, na Avenida Presidente Vargas, em frente à sede da Prefeitura do Rio, reuniu os secretários de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, e de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, além do presidente do RioÔnibus, Lélis Teixeira.
A Secretaria de Conservação será responsável pela fiscalização na instalação dos adesivos. Já o Rio Ônibus está azendo um trabalho junto às empresas de transporte rodoviário com o objetivo de montar um sistema inteligente de transporte, abrindo a base de dados para vários provedores de aplicativos para que transmitam essas informações.
Criado, primeiramente, para atender aos turistas que estão na cidade para a Copa do Mundo, o programa promete englobar em sua plataforma, em uma etapa posterior, os serviços da Central de Atendimento 1746 e do Procon Carioca, além de notícias locais, como eventos culturais, agenda da cidade, história das ruas onde se localizam os pontos de ônibus, e informações sobre os 450 anos da cidade, que serão comemorados em 2015.
“Trata-se de um programa que oferece um novo serviço à população e aos nossos visitantes, que possibilita um novo canal de comunicação interativa. É um sistema que vai se adequar aos momentos pelos quais a cidade vai passar”, disse Franklin, acrescentando que a prefeitura fará uma intensa campanha de divulgação do projeto, com a utilização de busdoor (publicidade para veiculação nos ônibus).
Compatível com os sistemas Android, IOS e Windows Phone, os adesivos inteligentes podem ser colados em frente aos museus, teatros, parques e outros pontos turísticos do Rio, fornecendo informações em tempo real para seus frequentadores. Com 15 centímetros de altura e largura, os adesivos vão oferecer acesso ao aplicativo QR Code e à tecnologia NFC (Near Field Communication – Comunicação por Campo de Proximidade). Com o simples posicionamento do celular a frente das tags, o passageiro vai ter acesso às informações e serviços sobre trasnporte (informação em tempo real, horários, alterações de rotas, itinerários, pontos e localizações dos ônibus que circulam pela cidade, além dos pontos turísticos que possam interessar).
A execução do projeto, coordenado pela empresa francesa Connect Things, teve a participação das secretarias de Ciência e Tecnologia, Conservação e Serviços Públicos e de Transportes. A representante da empresa no Brasil, Alexandra Barbosa, afirmou que o Rio de Janeiro tem tudo para superar a marca de cidades europeias, uma vez que existem projetos de implantação dos adesivos inteligentes em outras iniciativas.