Fatima Fonseca
do Tele.Síntese
20/08/2013 – A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) quer firmar parceria com provedores regionais para ampliar a sua rede no interior do país. Após uma experiência na região Sul, a RNP busca parcerias para a construção de um anel metropolitano ligando Juazeiro a Petrolina, no interior de Pernambuco. “Queremos construir o anel óptico, com cerca de 80 km, e estamos abertos para um projeto compartilhado com os provedores regionais”, informou Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP, em palestra realizada hoje no Encontro de Provedores Regionais, que se realiza em Recife.
O transporte do interior para Recife será por meio de uma parceria já firmada com a Chesf, que tem uma rede, com fibra, ligando Teresina, no Piauí, à capital de Pernambuco. Além do anel óptico em Juazeiro, a RNP quer estender a rede por mais 20 quilômetros até Sobradinho, também em Pernambuco. E é nesse trecho que espera contar com a parceria de provedores regionais. No total, o projeto envolve mais de cem circuitos.
O objetivo da RNP, com a interiorização da sua rede, é concretizar o projeto Novas Veredas, que pretende levar 1 Gbps a todas as sedes de campi e 100 Mbps a todos os campi – ela interliga entre 600 e 700 campi de universidades federais, estaduais, instituições e escolas técnicas. No caso Juazeiro, a necessidade é levar 1 Gbps pois a cidade é sede da Universidade do Vale do São Francisco, além de ter institutos de pesquisa.
Segundo Eduardo Grizendi, o fortalecimento dos provedores regionais, muitos dos quais já contam com boa infraestrutura, abre uma nova oportunidade de parceria para a RNP na iniciativa privada. Hoje, o backbone da RNP é contratado de terceiros e parte do backhaul é próprio ou construído em parceria com instituições públicas, como empresas estaduais de TICs e Telebras. “Como mais parceiros, o preço cai”, comemora ele.
No Sul, a RNP fez parceria com a Procergs (a companhia estadual de TIC do Rio Grande do Sul) e com o Ciasc (empresa de TIC de Santa Catarina). “Em Santa Catarina, um único provedor local está levando mais de 30 circuitos”, destacou. No Paraná o processo está em fase de licitação para a compra de circuitos.
Encontro
O evento que se realiza em Recife é o quarto encontro organizado pela Bit Social, que publica ARede, para os provedores locais e regionais de acesso à internet. Representantes de cinco estados do Norte e Nordeste participam do evento, que reuniu, no painel da manhã, além de Grizendi, André Moura Gomes, gerente de projetos da Secretaria de Telecomunicações do Minicom; Claudio Larangeira, gerente da Telebras; Priscila Moreira, engenheira da Furukawa; e Glauco Pereira, gerente da Padtec.
Patrocinado pelo BNDES, Sebrae e Padtec, o encontro Provedores Regionais conta também com o apoio da Furukawa e o apoio institucional da Abrint e da Telebras.