Robótica

Estudantes gaúchos são premiados nos EUA

A robótica do Colégio Província de São Pedro, em Porto Alegre (RS), tornou-se uma referência. O colégio tem cerca de 70 alunos, da 1ª à 7ª série, que aprendem a montar peças e equipamentos simples e que, ao longo do curso, vão sendo aperfeiçoados. Com 12 participações no campeonato de robótica “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia” (First, na sigla em inglês), disputado nos Estados Unidos, o colégio foi o vencedor por três vezes. Este ano, ficou entre os dez melhores, levando o prêmio “Excelence in Design”, patrocinado pela Autodesk.

Na competição deste ano, os robôs tiveram que formar a logomarca do First montando três boias em pinos. Quanto mais alto o lugar da boia no pino, maior a pontuação. A combinação correta das boias garantiu pontuação extra. Junto com cada robô principal, um minirobô tem a missão de escalar uma haste, tentando ser mais rápido que os competidores.

A equipe de Robótica do colégio São Pedro, composta por aproximadamente 25 alunos do Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental, se apresentou como #385 team. Os estudantes levaram o robô Buddy XII, construído em seis semanas, como previa o regulamento. A equipe se colocou entre os dez primeiros lugares, competindo com 58 times participantes da etapa regional, disputada na cidade de Hardtfort, no estado de Connecticut. Na fase classificatória, garantiu vaga vencendo quatro partidas. Depois, acabou eliminada nas oitavas de final.

“Estamos muito felizes e satisfeitos com o trabalho, pois mais uma vez chegamos aqui com um robô que certamente estaria entre os três melhores da competição em termos de conjunto, funcionalidades e eficiência. Os alunos ficaram orgulhosos do trabalho realizado e os pilotos e operadores saíram satisfeitos por terem jogado partidas de forma brilhante”, comentou o diretor do Colégio, Guilherme Peretti.

O aprendizado e a experiência no exterior são fundamentais para o grupo, formado por jovens e adolescentes. Os mais novos na equipe deste ano, com 13 anos, embarcaram pela primeira vez para participar do campeonato.