Da redação
31/07/2013 – A Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste irá sediar nos dias 3 e 4 de agosto a “SBO Games”, uma feira de jogos digitais inédita na região, com o objetivo de apresentar ao público conceitos teóricos e práticos sobre a produção de games e suas aplicações em áreas variadas, como saúde, educação, meio ambiente e marketing.
Serão dez palestras de profissionais da área com duração de 45 minutos cada, além da exibição de 10 tipos de jogos, com um tempo de exposição de uma hora e meia cada. Ambos acontecerão simultaneamente. Entre os palestrantes, já estão confirmados nomes de expressão do mercado de games, como Maurício Tadeu Alegretti, da Smyowl; Lu Fávero, da @Mundos; Stéfano Carnevalli, da Syndreams; Marcelo Rigon da ClickIdeias; e Daniel Almeida da Immersível. (veja programação abaixo)
Já os jogos em exposição serão: A Reviravolta, por TRFN Creations; Broken Jowel, por Mtech; Duchsville – Nutrição, por LSI; Duchsville – Reabilitação, por LSI; John prost – New town, por Grudejo; Pesadelo: O Início, por Skyjaz Games; Quem cuida do meio ambiente faz a diferença, por Alunos PUC Minas – Betim; Quimericka, por Lizard Game Development; Robô vs. birds zoombies, por YFYX GAMES e Trilha para o futuro, por Grudejo.
A expectativa de Alan Ricardo Gomes, um dos organizadores, é de que cerca de 600 pessoas passem pela Estação nestes dois dias. Para ele, o projeto tem como objetivo quebrar o velho paradigma de que jogos servem apenas para o entretenimento. “Queremos mostrar que os games são ferramentas poderosas para a transmissão de conhecimento, seja na área educativa, para reabilitação na área da saúde, anúncios e, também, aplicação em empresas e ações de marketing”, explica.
No Brasil, o mercado de jogos eletrônicos vive uma boa fase e oferece boas oportunidades de emprego. De acordo com a pesquisa da empresa de auditoria PriceWaterhouseCoopers, este setor deve apresentar crescimento de, em média, 7,7% ao ano no Brasil até 2015.
“Por ser uma área pouco divulgada à população, a feira também visa a oferecer aos visitantes um primeiro contato com os processos criativos para a construção desses produtos e dar espaço aos produtores independentes para que exponham seus trabalhos”, destaca Alan, que também é estudante de Ciência da Computação na Unicamp.
Segundo o também organizador da feira Bruno Melo, diretor executivo do Gamux (Escola Interna de Desenvolvimento de Jogos da Unicamp), a “SBO Games” a ideia partiu do princípio de oferecer espaço para uma exposição de jogos produzidos no país. Bruno também é um dos responsáveis pela sede da Global Game Jam, em Campinas, um evento anual que reúne estudantes e profissionais da área de jogos para debates e a criação de novos games. “O sucesso do Global Game Jam alertou sobre o potencial da região para essa área, não só por estar perto de São Paulo, mas também por contar com boas universidades e ser um grande polo tecnológico. Por isso escolhemos Santa Bárbara para sediar esta nova iniciativa”, ressaltou.
De acordo com a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot, apesar da resistência de muitos, o crescimento do mundo dos jogos e sua importância na vida contemporânea já são uma realidade. “As crianças e adolescentes de hoje são os chamados ‘nativos digitais’ e a maneira como enxergam e se relacionam com o mundo se modificou, muitos afirmam, inclusive, que eles se comportam dentro da mesma dinâmica dos jogos, isto é, só aprendem o que é relevante, imediatamente útil e divertido. Além disso, a internet é um dos principais meios de relacionamento, aprendizado e absorção de conhecimento. Por que não podemos utilizar os jogos como meio de educação?”, diz.
A Fundação Romi, localizada em Santa Bárbara d´Oeste, é uma instituição social sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social através da educação e da cultura. A Estação Cultural, um dos projetos da instituição, oferece programação cultural gratuita a toda população da região.
Confira a programação:
Sábado, 3 de agosto
10h – 10h45: Serious Games e Saúde, com Kleber Andrade
11h15 – 12h: Inovação eempreendedorismo no desenvolvimento de games, com Maurício Tadeu Alegretti (Smyowl)
14h – 14h45: Games como mediadores de conhecimento, com ONG Jogos pela Educação
15h15 – 16h00: Fazendo jogos educativos no Brasil, com Lu Fávero (2Mundos)
16h30-17h15: Gamificação, com Alexandre, Bia, Marcel (Ophusphere)
Domingo, 4 de agosto
10h – 10h45: Economia Criativa: Games (oportunidades para empreender), com Stéfano Carnevalli (Syndreams)
11h15 – 12h00: Educação, psicanálise e a magia dos jogos, com Marcelo Rigon (Click Ideias, lllex Games)
14h – 14h45: Primeiros passos com desenvolvimento de jogos em Unity 3D, com André Ulle
15h15 – 16h00: Advergames e aplicativos 3D para publicidade, com Daniel Almeida (Immersível)
16h30 – 17h15: A seiedade e o sentido dos jogos sérios, com Leila Dumaresq (ClickIdeias)