Santarém chega ao décimo infocentro e mais de 80 pontos conectados à internet

Três novos infocentros foram inaugurados hoje. Um deles no Pontão de Cultura Digital do Tapajós, do Projeto Puraqué e do Projeto Saúde e Alegria. A conexão é feita pelo programa NavegaPará.

30/11/09 – A cidade de Santarém, no oeste paraense, ampliou o acesso à internet e todos os benefícios trazidos pela tecnologia digital com a inauguração, neste domingo (29), de três novos infocentros do programa NavegaPará. Os espaços, localizados no Pontão de Cultura Digital do Tapajós, no Fundo de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Fundac) e na Escola Municipal Maria da Conceição Figueira Cardoso, garantem acesso gratuito e de qualidade a laboratórios de informática completos.

Cada infocentro tem, em média, 15 computadores cada. Somente em Santarém, mais de mil pessoas serão beneficiadas diretamente com acesso livre à internet e capacitação básica em informática. Com esses, são dez infocentros na cidade, que tem 82 pontos conectados à internet de alta velocidade por meio do NavegaPará. São escolas, unidades da administração pública, postos de saúde e delegacias. Além disso, Santarém é uma das 15 cidades digitais do Estado. O NavegaPará é um programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), em parceria com a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte).

“Estamos trabalhando para fazer de Santarém a primeira cidade 100% digital do Pará. É um desafio que está lançado e que vamos cumprir”, disse a governadora Ana Júlia Carepa no lançamento, por meio de videoconferência. Antes da videoconferência – da qual também participaram a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha -, a governadora descerrou a placa de inauguração do infocentro do Pontão de Cultura Digital do Tapajós, no bairro de Fátima. “Estamos fazendo inclusão social por meio de um dos maiores programas de inclusão digital do país, isso tudo graças à parceria, fundamental, dos governos municipal e federal”, disse.

O secretário estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, que estava no infocentro do Fundac, informou que outra parceria com o governo federal vai permitir recuperar, no futuro, os computadores do NavegaPará, no Centro de Recondicionamento de Computadores.

O ministro Alexandre Padilha disse que o Pará é um dos Estados que mais contribuem para o alcance da meta do governo federal de ter, até o ano que vem, laboratórios de informática em todas as escolas públicas do Brasil. Ele afirmou ainda que os infocentros possibilitam que as comunidades saiam do isolamento a que estavam, até então, confinadas e possam mostrar sua cultura, problemas e anseios para os governos.

Para a aposentada Raimunda de Sousa Barros, 61, que mora no bairro Esperança há 20 anos, a inauguração do infocentro do Fundac significa mais oportunidades para a comunidade. O maior benefício, acredita, é a possibilidade de garantir uma educação melhor aos jovens da localidade.

Maurílio Monteiro informou que, até o fim do ano, 100 infocentros serão instalados no Pará, que vai ganhar, também, cerca de mil pontos conectados. Atualmente, mais de 420 escolas já têm internet graças ao NavegaPará. (Da Agência Pará)