São da Google os três sites mais visitados no Brasil

Pesquisa realizada pela Serasa Experian mostra que 29,83% das visitas semanais a sites no Brasil se concentram no Orkut, no Google.com.br e no Google.com.

23/03/2010 – Ferramentas da Google respondem por 29,83% das visitas semanais a sites no Brasil, de acordo com a pesquisa Serasa Experian Hitwise. Em 13 de março, os sites mais visitados do país eram o Google.com.br (10,69%), o Orkut (10,11%) e o Google.com (9,03%).

A ferramenta da pesquisa Hitwise fornece informações sobre a interação de cerca de 100 mil pessoas em 60 mil websites no Brasil e foi lançada no Brasil em setembro de 2009. Por meio dela, a Serasa Experian apurou que o Orkut superou pela primeira vez o Google.com.br, no número de visitas semanais, entre dezembro e janeiro.

Na semana terminada em 19 de dezembro de 2009, a participação de mercado, em termos de visitas, do Google.com.br era de 11,02%, ao passo que o do Orkut.com era de 11,60%. Já na semana terminada em 16 de janeiro, a fatia do Google.com.br era de 10,62%, enquanto a do Orkut.com era de 10,91%. Após esse período o Google.com.br reassumiu a liderança.

“O período em que o Orkut.com alcançou o topo da internet no Brasil coincide com o período de férias escolares de final de ano, o que mostra que os estudantes utilizaram parte de seu tempo livre para acessar a rede social. Durante esse mesmo período, os sites educativos e relacionados sofreram uma queda nas visitas, retomada gradualmente a partir de fevereiro”, diz o comunicado da empresa. O percentual de visitas a sites educativos, em 13 de março, era de 1,88%.

Nos Estados Unidos
A mesma ferramenta é usada para acompanhar o acesso dos americanos a sites nos Estados Unidos e mostrou, na segunda semana de março, que a rede social Facebook.com ultrapassou o Google.com em termos de volume semanal de visitas. Na semana terminada em 19 de dezembro, a audiência do Facebook nos EUA era de 6,19%, enquanto o do Google.com era de 6,99%. Na semana terminada em 16 de janeiro, por sua vez, a participação do Facebook era de 6,54% e o do Google.com, de 6,82%. Entretanto, na semana terminada em 13 de março, a audiência do Facebook ficou em 7,07%, ultrapassando a do Google (7,03%).

De acordo com a Serasa, o volume de visitas do Facebook.nos EUA com aumentou 185% na semana de 7 a 13 de março, na comparação igual semana de 2009, enquanto as visitas ao Google.com aumentaram 9% no mesmo período.

No Brasil, o Facebook.com foi o 22º site com mais visitas na semana terminada em 13 de março. (Com informações da Serasa Experian)