A cidade do litoral catarinense planeja ter um ponto para cada 2 mil habitantes e interligar todas as unidades de serviços públicos.
21/03/2012 – A Prefeitura Municipal de São José, em Santa Catarina, inaugura hoje mais uma etapa do projeto “São José Cidade Digital”, iniciado em 2010 e que reúne 17 subprojetos. Trata-se da interligação de todas as unidades de serviços públicos do município e do anúncio de 116 pontos de acesso gratuito à internet via wireless à população.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Michel Schlemper, destaca que com todos os projetos implantados até o segundo semestre de 2012, a cidade terá condições de prestar serviços de maior qualidade e fácil acesso para seus cidadãos, além de modernizar e trazer boas práticas de governança para a gestão do município com significativa economia para poder público municipal.
Localizado no litoral catarinense da região metropolitana de Florianópolis, São José está completando 262 anos de fundação e passa a ter um índice superior a um ponto de acesso social à internet sem fio por km² ou para cada 2 mil habitantes. Esses pontos de acesso serão distribuídos entres escolas, postos de saúde, secretarias, almoxarifados e outras unidades.
Além da rede de acesso sem fio, o município disponibilizará em outro projeto, apoiado pela Caixa Econômica Federal, telecentros instalados nas escolas, com oferta de acesso a equipamentos e à internet para as comunidades que atende. A rede de comunicação que será inaugurada nesta quarta-feira é formada por mais de 200 km de cabos de fibra óptica, antenas e equipamentos para comunicação sem fio, somando um investimento de cerca de R$ 2 milhões. A empresa Global Wave foi a vencedora do edital para prestação de serviços e suporte de comunicação entre as unidades do executivo municipal e acesso à internet.
Durante o evento de lançamento, serão apresentadas em monitores, demonstrações de como funciona o serviço, seu suporte técnico e orientação de uso à população. Os moradores deverão preencher um cadastro que se abre na própria página do sistema para incluírem, inicialmente, apenas os dados de usuário (nome, número do CPF e senha).
Economia
O projeto de cidade digital de São José inclui a adoção da plataforma de negociação eletrônica Paradigma WBC procurement, para compras da prefeitura. “Somente o projeto de compras eletrônicas está trazendo uma economia média de 17% em processos de compra pública, já acumulando redução de gastos orçados da ordem de R$ 13 milhões, suficientes para cobrir com folga todos os investimentos do projeto São José Cidade Digital”, assegura Schlemper . (Da redação, com assessoria de imprensa)
{jcomments on}