17/03/2010 – Na semana de 22 a 26 de março, a Estante Virtual (EV) vai a 70 universidades, de 50 cidades de todo o país, para lançar um desafio – quem encontrar um livro que não esteja no portal da Estante Virtual concorre a um prêmio em livros. Cada pessoa que quiser participar terá um minuto, marcado com uma ampulheta, para fazer a façanha de digitar o nome de um livro que não esteja no acervo de 6 milhões de livros da EV, no site www.estantevirtual.com.br/blogdaestante.
Essa foi a maneira criativa e divertida que a Estante Virtual – portal que reúne obras de 1.600 sebos — encontrou para mostrar que sebo não é mais um lugar empoeirado com livros antigos, mas sim uma alternativa de leitura rica e diversificada, que pode ser acessada com um click. “Hoje os sebos têm de tudo: livros seminovos e até mesmo novos, comprados das pontas de estoque das editoras”, explica André Garcia, criador do portal.
Nos estandes montados nas universidades, durante a campanha, os visitantes poderão experimentar o sistema de busca do portal, conhecer a dimensão do acervo da Estante Virtual e participar do desafio. Em mais de 20 cidades onde não há sebos próximos às universidades, quem apresentará o portal serão leitores que se prontificaram a ajudar na disseminação da campanha.
Quem conseguir encontrar, em um minuto, um título que não esteja no site, preencherá um cupom eletrônico para concorrer a R$100,00 em livros por estande. O tempo será medido por uma ampulheta e cada participante poderá concorrer apenas uma vez. Para que a busca seja válida, o livro procurado precisa ter sido publicado há pelo menos dois meses. O nome dos ganhadores será divulgado no site da Estante Virtual no dia 31 de março.
A lista de universidades que receberão o estande da campanha estará disponível no blog da Estante Virtual a partir de amanhã, dia 18.
A Estante Virtual abriga, além dos 6 milhões de livros online, quase 18 milhões de livros offline (total dos acervos físicos de todos os sebos participantes). Os leitores cadastrados já ultrapassam os 500 mil e respondem por uma movimentação intensa: mais de 12 buscas por segundo nos horários de maior procura e 5 mil livros vendidos diariamente.
Ao facilitar o acesso de leitores ao acervo de sebos, livreiros e até de outros internautas (todos os usuários do portal podem cadastrar livros para venda), o site criou uma grande rede de comercialização de livros alternativa às livrarias tradicionais e mesmo às virtuais. E isso vai muito além da venda de obras usadas e raras que o público atribui como papel dos sebos. Nos sebos da Estante, o leitor encontra também livros seminovos e novos – comprados em pontas de estoque das editoras. O processo de modernização veio na medida em que os sebos puderam passar a usufruir da internet a um custo muito baixo.
Para incentivar o crescimento desse mercado, a Estante Virtual desenvolveu um programa para auxiliar pequenos livreiros a catalogar seus livros e envia aos interessados kits do Sebrae para ajudar na criação de novos sebos. Além disso, faz também contato com leitores de cidades pequenas que se dizem interessados em montar o primeiro sebo da cidade.
Programa de Troca
A Estante Virtual lançou o Programa Nacional de Troca de Livros, por meio do qual o leitor pode trocar exemplares seminovos de livros – em bom estado de conservação – por outros do acervo do livreiro ou receber um crédito virtual para ser usado em trocas posteriores pelo portal. A relação dos 145 sebos participantes (com seus endereços físicos) está no endereço www.estantevirtual.com.br/programadetrocas.