13/11/9 – Entre os dias 18 e 21 de novembro será realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital Brasileira. O fórum Cultura Digital.br é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Ministéria de Ciência e Tecnologia, uma plataforma colaborativa para o debate e elaboração de uma política brasileira de cultura digital. No seminário, serão debatidas e deliberadas propostas em torno dos cinco eixos de discussão do fórum (memória, comunicação, arte, infraestrutura e economia) a serem entregues ao ministro da Cultura, Juca Ferreira. Também serão incorporadas contribuições nesses eixos e em outros temas, resultado do debate em curso na internet desde o lançamento do fórum, em julho.
No seminário, será divulgada a “Carta pela Inovação, Criatividade e Acesso ao Conhecimento – Direitos Humanos para Cidadãos e Artistas na Era Digital” (Carta de Barcelona). O documento consolida os debates que aconteceram no ‘Free Culture Forum’ de Barcelona, que reuniu representantes de mais de 20 países, falando em nome de centenas de milhares de cidadãos, usuários, consumidores, organizações, artistas, hackers, membros do movimento de cultura livre, economistas, advogados, professores, estudantes, pesquisadores, cientistas, ativistas, trabalhadores, empresários desempregados, criadores.
Participarão do evento os convidados internacionais: Jean Burgess, pesquisadora da Universidade de Queensland, na Austrália, e co-autora do livro “Youtube a Revolução Digital”, Daniel Granados, da Producciones Doradas, de Barcelona, Pau Alsina, pesquisador de arte digital da Universidade Aberta da Catalunha, na Espanha, Jaime King, do “Steal This Film”, David Sasaki, do Rising Voices e Amélia Andersdotter, do Partido Pirata Sueco.
Dentre os palestrantes nacionais: Sérgio Amadeu, professor da Faculdade Cásper Líbero, Franklin Coelho, da Universidade Federal Fluminense e do Projeto Piraí Digital, José Luiz Ribeiro, diretor da RNP e coordenador nacional do projeto Redecomep, Dalton Martins, do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária Weblab, Ivo Corrêa, do Google, Laymert Garcia dos Santos, da Unicamp, Alfredo Manevy, do Ministério da Cultura, Anápuaká Muniz, do Web Brasil Indígena, entre outros.
O Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital Brasileira é aberto e gratuito. Para participar dos seminários, é necessário fazer cadastramento na entrada da Cinemateca sujeito à lotação das salas. Todas as palestras serão transmitidas ao vivo pela internet. Veja a programação aqui.