Rafael Bravo Bucco*
29/04/2014 – A prefeitura de Passo Fundo vai distriuir tablets e ultrabooks em 13 escolas municipais de ensino fundamental a partir do segundo semestre. Segundo o coordenado do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), João Martins, cada unidade receberá 30 tablets e 30 ultrabooks, além de uma lousa digital.
A forma como os equipamentos serão utilizados ainda está em pesquisa. Martins explica que os professores passarão por uma capacitação para tirar proveito dos equipamentos. O curso, ainda sem previsão de início, será criado em parceria com a Universidade de Passo Fundo, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e o NTM.
Passo Fundo possui 36 escolas de nível fundamental, e 66 de ensino básico. Ao todo, a rede trabalha com cerca de 14 mil crianças e jovens. O projeto estava previsto para acontecer desde 2008, mas somente agora a Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento, deu continuidade ao processo.
“Vamos criar aplicações Android para usar nos tablets das escolas. O ultrabook já vem com linux educacional, então seguirão o trabalho tradicional. Agora temos também o desafio de trabalhar via Android a formação e a aplicação da educação”, diz o coordenador.
Segundo ele, a prefeitura já trabalha para expandir o projeto às demais escolas da rede. Embora sem precisar datas, o coordenador diz que o município pretende, também, levar a tecnologia às unidades de ensino infantil, onde há uma lacuna tecnológica. “Temos 66 escolas infantis que ainda não têm tecnologia”, constata.
Martins participa do 3º Seminário de Inclusão Digital (Senid), realizado em Passo Fundo.
*O repórter viajou a convite da organização do Senid.