Será proibido ter G-mail no Irã?

De acordo com o Wall Street Journal, uma fonte governamental confirma a decisão de proibir o G-mail. Usuários denunciaram instabilidade no serviço, mas ele ainda funciona.

11/02/2010 – De acordo com o Wall Street Journal, uma fonte oficial do governo do Irã informou, ontem, que o país vai encerrar o serviço de e-mail do Google, o G-Mail, e vai vender um serviço de e-mail público em seu lugar. Usuários do G-Mail informaram ao jornal americano que houve interrupções no serviço ontem, mas que ele ainda funciona.

O Google informou ontem que seus usuários iranianos não estavam conseguindo acessar o Gmail. “Usuários no Irã nos disseram que estavam tendo problemas para acessar o Gmail,” indicou a empresa em um comunicado. “Podemos confirmar uma queda grande do tráfego (de dados), e analisando nossas próprias redes descobrimos que estavam funcionando normalmente”, explicou o grupo.

Hoje a revolução islâmica iraniana comemora seu aniversário. Milhares de pessoas compareceram às praças, em apoio ao governo do presidente Ahmadinejad, que anunciou que o país produziu seu primeiro lote de urânio enriquecido a 20%. “O Irá agora é um estado nuclear”, anunciou.