22/01/2010 – A Nokia colocou ontem à disposição de todos os usuários de seus aparelhos, de graça, os serviços de navegação GPS. Isso inclui a orientação ponto a ponto guiada por voz, informações essenciais como navegação veicular e para pedestres, em 74 países e 46 idiomas, além de mapas de mais de 180 nações.
O novo Ovi Mapas está disponível para download em dez aparelhos da Nokia. No Brasil, ele pode ser instalado no Nokia 6710 Navigator, no Nokia 5800 Comes With Music e, nas próximas semanas, no Nokia N97. Até o final de abril, serão sete modelos no país e, em breve, outros serão incluídos nessa lista.
A proposta da Nokia é tornar o uso do GPS em celulares e smartphones tão comum quanto o ato de enviar um SMS ou tirar uma foto. E, para isso, nada melhor do que integrar telefone celular e GPS em um só dispositivo com o Ovi Mapas. A idéia é já incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com GPS.
A decisão de oferecer os mapas e serviços gratuitamente é uma reação da Nokia ao Google, que no final de 2009 começou a oferecer navegação gratuita em celulares inteligentes do modelo Motorola Droid, no mercado americano.
Analistas dizem que serviços de navegação gratuitos podem permitir que a Nokia sustente sua posição em queda no mercado mundial de celulares inteligentes. A empresa ainda vende mais celulares inteligentes do que qualquer de seus rivais, mas perdeu terreno para a Apple e para a RIM.
A navegação gratuita estará disponível para cerca de 50 milhões de celulares inteligentes (de acordo com estimativas da Nokia), e isso vai prejudicar empresas do mercado mundial de serviços de navegação, entre as quais a TomTom e a Garmin.
“Quando começamos a colocar câmeras em nossos aparelhos, sem custo extra, nós rapidamente nos tornamos o maior fabricante de câmeras fotográficas do mundo”, afirma, em um comunicado, Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia. “Ao dispor o OVI para os usuários, vamos fazer o mesmo no segmento navegação”.